Ao longo do segundo semestre, o Rio Grande do Sul vai contar com um novo radar meteorológico. Atualmente o estado é coberto por dois equipamentos da aeronáutica, um em Canguçu e outro em Santiago, além no morro da igreja em Santa Catarina. Também existem radares em Pelotas e Santa Maria. No entanto, eles não fazer parte do sistema público de monitoramento. Para reforçar o sistema de prevenção a eventos climáticos, o governo do estado contratou a empresa ClimaTempo para instalar um novo radar.
LEIA TAMBÉM: Situação da RSC-153 melhora após tapa-buracos; veja
O objetivo é que ele ajude no monitoramento de sistemas meteorológicos, o que deve facilitar o envio de alerta sobre eventos climáticos. O equipamento vai ficar no morro São João, no bairro Bela Vista, no município de Montenegro. A cobertura é de um raio de 150 quilômetros. A área que vai contar com o monitoramento vai até Novo Cabrais, Soledade e Encruzilhada do Sul. Com isso, praticamente todo o Vale do Rio Pardo é beneficiado, o que inclui Santa Cruz, Venâncio Aires, Rio Pardo, Pantano Grande e Candelária.
Publicidade
O radar fornece informações sobre os fenômenos da natureza, como chuva, nuvens, vento, ciclones e tornados. O equipamento veio da República Tcheca e deve chegar ao estado ainda nesta semana.
Publicidade