Categories: GeralPolítica

Novo presidente da AL quer propor aliança contra a carência alimentar

Com um discurso no qual citou Paulo Freire, o papa Francisco e um provérbio africano, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) tomou posse nessa segunda, 31, como presidente da Assembleia Legislativa. Ele anunciou que pretende propor uma aliança entre instituições contra a carência alimentar no Rio Grande do Sul, que disparou com a pandemia. Alegando que a fome será “o grande desafio dos próximos anos”, Oliveira disse que não é mais possível “ficarmos apenas olhando o número de crianças e adolescentes pedintes aumentar, dia após dia, nas sinaleiras das nossas ruas e avenidas”. “Será uma espécie de liga contra a fome”, afirmou, sem antecipar detalhes.

Oliveira foi eleito em chapa única, com base no acordo entre as maiores bancadas que prevê um rodízio na presidência ao longo da legislatura. Ao todo, 37 dos 55 deputados votaram sim à chapa. A posse ocorreu na sequência, com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB) e dois ex-governadores – Olívio Dutra (PT) e Germano Rigotto (PP) –, além de diversas outras autoridades.

O novo mandatário iniciou sua fala homenageando as vítimas da pandemia. Destacou a presença no plenário de seu irmão, Valmir, atual presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, que passou 118 dias internado no ano passado, dos quais mais de 60 intubado. Também lembrou que sua posse ocorreu no mesmo dia em que seu pai completou 88 anos.

Publicidade

LEIA MAIS: Valdeci Oliveira, do PT, assume a presidência da Assembleia Legislativa

Ainda fez menções ao início de sua trajetória pública, como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, antes de ser vereador e prefeito de Santa Maria, deputado federal e estadual. “A partir dessas oportunidades, o jovem Valdeci começou a entender como se davam as relações sociais e de trabalho e se encantou com as possibilidades de transformação social que podiam ser levadas adiante a partir da consciência do povo trabalhador”, disse. Também reivindicou o protagonismo da Assembleia nos debates acerca dos principais problemas do Estado.

Eleito 1º vice-presidente, Luiz Marenco (PDT) interpretou o Hino Riograndense à capela na solenidade. A deputada estadual santa-cruzense Kelly Moraes (PTB), que foi vice em 2021, seguirá na Mesa Diretora, como quarta suplente de secretária, mas não compareceu por estar com Covid-19.

LEIA TAMBÉM: Leite recebe publicação da Assembleia que propõe ações para a retomada depois da pandemia

Publicidade

Apoio

No mesmo dia em que transmitiu a presidência da Assembleia Legislativa para Valdeci Oliveira (PT), o deputado estadual Gabriel Souza (MDB) recebeu apoio de cinco dos oito integrantes da bancada emedebista para sua possível candidatura a governador este ano. Souza deve disputar com o deputado federal Alceu Moreira a indicação da sigla para concorrer ao Palácio Piratini nas prévias marcadas para o próximo dia 19.

O documento em apoio a Souza é assinado pelos deputados Vilmar Zanchin, Beto Fantinel, Carlos Búrigo, Clair Kuhn e Gilberto Capoani. Também assinam a carta Edson Brum e Juvir Costella, que estão licenciados porque ocupam cargos no governo. Apenas os deputados Tiago Simon e Patrícia Alba não subscreveram.

O texto alega que o partido precisa “encontrar o nome mais adequado para aglutinar e liderar tal aliança e que, ao mesmo tempo, esteja conectado com as novas aspirações da sociedade gaúcha”. Alceu Moreira recebeu recentemente o apoio do atual prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

Publicidade

LEIA MAIS:

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.