Os jogadores de Grêmio e Internacional voltaram aos treinamentos nesta semana, mas um decreto do governador Eduardo Leite vetará as atividades nos centros de treinamentos a partir desta segunda-feira, 11. A medida dividiu o Estado em 20 regiões e Porto Alegre está na área laranja, definida para representar risco médio na escala.
“A rigor, com o novo decreto, os treinos deverão estar restritos. O decreto é sobre funcionamento do clube esportivo, e o funcionamento estará vedado nestas condições. Na bandeira laranja, a determinação é que se suspenda as atividades em clubes esportivos. Só podem funcionar na bandeira amarela, o que deverá acarretar a suspensão das atividades dos treinos nos clubes esportivos”, afirmou o governador, em entrevista coletiva virtual realizada no último sábado.
LEIA TAMBÉM: Inter compartilha protocolo de atividades com a CBF
Publicidade
Ele também mostrou pessimismo em relação à volta do Gauchão. Das 20 regiões, apenas seis estão com cor amarela, onde poderia haver futebol. “Na bandeira amarela, os clubes esportivos podem funcionar. Esta decisão de ter ou não é a partir da Federação, nos protocolos estabelecidos. Parece difícil porque não conseguimos assegurar uniformidade no Estado, e concentrar o campeonato em uma região geraria um custo e uma dificuldade para operação, mas é uma decisão da própria FGF (Federação Gaúcha de Futebol)”, disse Leite. A dupla Gre-Nal havia retornado aos trabalhos após decreto municipal publicado no fim de semana passado permitir as atividades nos CTs. O decreto estadual se sobrepõe ao decreto municipal, e os jogadores não poderão treinar a partir desta segunda-feira.
O presidente da FGF, Luciano Hocsman, não se mostrou surpreso com o novo documento. Segundo ele, medidas de restrição já eram esperadas; no entanto, admitiu preocupação com o futuro do Gauchão . “Não chegou a surpreender. Não esperávamos que ficasse só na bandeira amarela (que permite as atividades), mas precisaremos analisar com mais calma a viabilidade da competição nos próximos meses”, comentou.
No encontro com o governador, na última terça-feira, no Palácio Piratini, Hocsman foi avisado de que a regionalização poderia interferir ou impactar no futebol gaúcho. “É lógico que esse formato apresentado dificulta um pouco mais, pois interfere não só na questão da competição, onde poderíamos pensar em uma logística. Mas a partir do momento que tem reflexo nos treinamentos, dificulta mais. Não era para iniciar amanhã ou depois, mas seguimos no compasso de espera para que tudo melhore e a gente possa ter segurança e tranquilidade para retomar a temporada”, disse o mandatário da entidade, em entrevistas a rádios da capital.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Elenco gremista realiza avaliações físicas no CT Luiz Carvalho
FGF faz nova reunião com os clubes
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, marcou uma nova reunião virtual com os 12 clubes do Gauchão para esta terça-feira, 12, às 15 horas. O encontro estava marcado para sábado, mas foi adiado depois da decisão do governador Eduardo Leite. “Fizemos um contato com os presidentes e prorrogamos a reunião para terça. Queremos fazer uma análise do decreto e debatermos as novas normativas do governo. A partir daí, vamos ter algumas definições em termos de competição e de temporada”, sublinhou Hocsman, que descartou, por enquanto, o cancelamento do Gauchão.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade