Educação

Novo centro de inovação da Unisc é apresentado à comunidade

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) apresentou na noite dessa terça-feira, 11, o Cosmo, o novo hub de inovação do Parque Científico e Tecnológico da instituição, o TecnoUnisc. Trata-se de um ambiente físico e virtual de conexão que permite a troca e o trânsito de informações, tecnologias, inovação e colaboração, criado em parceria com a ExoHUB. Por meio dos residentes, tem como objetivo buscar soluções para os problemas reais do ambiente empresarial com eficiência e inovação e de forma sustentável.

LEIA TAMBÉM: Abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno da Unisc

A apresentação teve a participação de autoridades municipais e regionais, bem como empresários e representantes de grandes empresas instaladas em Santa Cruz do Sul. O primeiro passo é a revitalização do bloco 19, que possui 600 metros quadrados de área e será utilizado enquanto a universidade capta recursos para a construção de um novo prédio com 6,5 mil metros quadrados e que será capaz de abrigar até mil pessoas ao mesmo tempo. O investimento previsto é de R$ 45 milhões e a previsão de conclusão é de três anos.

Publicidade

Conforme o diretor de expansão global da ExoHUB, Michel Costa, o Cosmo já está em funcionamento a partir da oferta de uma série de serviços que vão desde diagnóstico de nível de maturidade, estudo de futuro desejável e modelos personalizados de inovação até processos de incentivos fiscais, desafios corporativos e fábrica de novos negócios.

LEIA TAMBÉM: Unisc tem 11 bolsas disponíveis para doutorado; confira em quais áreas

O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, voltou a reforçar o foco comunitário da instituição. “Uma universidade comunitária que nasceu há 61 anos precisa ter uma finalidade: servir à sociedade para resolver os problemas locais”, afirma. Falou ainda sobre os cases da JTI, Meu Resíduo e Excelsior, empresas que utilizaram os serviços do TecnoUnisc para desenvolvimento de novos produtos e solução de problemas no ambiente empresarial. Aos novos interessados, ele recomenda que façam uma visita ao bloco 19 para entender como o ecossistema funciona e como podem se inserir.

Publicidade

Já o diretor de Empreendedorismo e Inovação, Rafael Kirst, falou sobre a necessidade de ofertar mais serviços que gerem resultados para as empresas do TecnoUnisc e da incubadora tecnológica. “O Cosmo vem para suprir essa demanda, e é por isso que eu tenho convicção que ele é uma estrutura que vem para potencializar muito todo o valor que é entregue às nossas empresas associadas.” Ele reforça que o novo empreendimento não vem para substituir os já existentes, mas para agregar e expandir as fronteiras do ecossistema criado há 18 anos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.