Categories: Regional

Novo Cemai deve entrar em funcionamento ainda no mês de junho

O novo Centro Materno Infantil (Cemai) de Santa Cruz do Sul está perto de entrar em funcionamento. Considerando equipamentos e mobiliário, o investimento da Prefeitura foi de cerca de R$ 1,8 milhão na reforma do antigo prédio, localizado na Travessa Kern. Durante as obras, o serviço atende provisoriamente na Rua Ernesto Alves, 128.

Em razão da pandemia, não haverá inauguração, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura. No entanto, a expectativa é de que o espaço comece a funcionar ainda em junho. A reforma atualmente está na fase de instalação dos móveis e, assim que for concluída, a empresa responsável pela obra fará os últimos ajustes. Alguns equipamentos já foram comprados e parte da mobília foi instalada.

LEIA MAIS: Equipe do Novo Cemai começa treinamento em Santa Cruz

Publicidade

A inauguração do novo Cemai estava prevista para 21 de março, mas os eventos foram suspensos no município em função de decreto assinado pelo prefeito Telmo Kirst. Embora ainda não houvesse casos de Covid-19 confirmados em Santa Cruz, alguns trabalhos acabaram sendo afetados em função dos prestadores de serviços.

“Infelizmente, por conta da pandemia, todo o processo acabou atrasando. Queremos entregar o espaço transformado o mais rápido possível à comunidade, para melhorar os atendimentos. Estamos recebendo equipamentos e móveis e, em breve, o local entrará em funcionamento”, explicou Régis de Oliveira Júnior, que até esta quinta-feira, 4, era o secretário municipal de Saúde.

A equipe do Hospital Moinhos de Vento, que presta consultoria para o novo Cemai, chegou a realizar capacitações com profissionais da Secretaria de Saúde que irão atuar no local. No entanto, as atividades acabaram suspensas com a pandemia. A ideia da pasta da saúde é retomar os treinamentos, que agora entrariam na etapa prática.

Publicidade

LEIA MAIS: Equipe do Moinhos de Vento começa a atuar no Novo Cema

Ambientes passaram por uma grande reforma, que deixou o espaço mais humanizado
Esta é a primeira intervenção realizada no Cemai desde a inauguração, em 1999
Setor de ginecologia manterá consultas diárias e acompanhamento de gestantes de risco

NOVIDADES

A estrutura do novo Cemai promete um espaço diferenciado para bebês, crianças, gestantes e mães, com ambientes mais humanizados. Já o setor de ginecologia seguirá com consultas diárias e acompanhamento de gestantes de alto risco e adolescentes grávidas.

Junto à sala de espera da pediatria serão instalados assentos adaptados para crianças e uma área de recreação – o chamado Espaço Kids – equipada com televisão, livros infantis, brinquedos, jogos pedagógicos, materiais de desenho e mesinhas para colorir. A caracterização de ambientes será feita a partir de histórias do anjinho Lino e da amiga Laila, viabilizada por meio de uma parceria com o Hospital Santa Cruz, a Unisc e a Secretaria Municipal de Saúde.

Publicidade

Esta é a primeira reforma geral que o espaço recebe desde que foi inaugurado, em 1999. O novo Cemai contará com ultrassom móvel, raio X móvel, eletrocardiograma móvel, desfibrilador e monitor multiparamétrico móvel, além de instrumentos e equipamentos hospitalares. Esses aparelhos evitarão que pais e responsáveis tenham que se deslocar para mais pontos da cidade para que os filhos realizem exames.

LEIA MAIS: Régis de Oliveira Júnior deixa a Secretaria da Saúde

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.