Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Novo boletim confirma 594 casos de toxoplasmose em Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria e o Governo do Estado divulgaram uma atualização do boletim sobre o surto de toxoplasmose nesta sexta-feira, 29. Conforme o documento, 594 foram confirmados por meio de contraprova em laboratório. O município contabiliza 1.563 casos notificados.

Desse total, 1.291 foram considerados suspeitos e outros 212 ainda necessitam de classificação. Fora os confirmados, entre os casos suspeitos, 262 foram descartados e 435 ainda seguem sob investigação. Com relação ao total dos casos confirmados, foi constatado que 44 são gestantes. Já nos casos que ainda são investigados, 151 são de mulheres grávidas.

O surto, confirmado em 19 de abril, já é considerado o maior já registrado no Rio Grande do Sul na história. As autoridades de saúde ainda não identificaram a causa. Na última terça-feira, 26, o chefe da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, pontuou que a fonte de contaminação da toxoplasmose na cidade ainda é apurada, mas que as principais suspeitas são em relação à água ou às hortaliças.

Publicidade

LEIA MAIS

Sobre a declaração do ministro da Saúde, Gilberto Occhi, na semana passada, afirmando que a causa era a água, as autoridades presentes na coletiva classificaram a fala como um “mal-entendido”. Ainda de acordo com ele, alimentos como carnes suínas, bovinas, de ovinos e embutidos já foram eliminados como prováveis causas, durante o estudo.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.