Novo avanço da pandemia traz incerteza para quem pretende viajar

Depois de iniciar uma recuperação no segundo semestre do ano passado, com aumento expressivo na procura por pacotes de viagem, as agências de turismo novamente estão enfrentando dificuldades. O motivo é o mesmo: a nova onda de casos de Covid-19 e o rápido avanço da variante Ômicron, que tem deixado muitos passageiros com dúvidas e levado alguns a cancelar ou transferir os pacotes.

Conforme a consultora de turismo da Matte Viagens, Andréa Matte, janeiro é um mês com grande procura, e agora não é diferente. “Nessa época, mesmo em meio à pandemia, as pessoas estão bem otimistas, bem confiantes e têm solicitado orçamentos e informações”. Ela explica que, no setor de turismo, a demanda acompanha a situação do coronavírus e as notícias; ou seja, quando o noticiário indica controle do vírus e redução das restrições, a procura por viagens cresce.

LEIA MAIS: Os desafios do turismo em tempos de muita turbulência

Publicidade

“Quando tem números negativos em relação à contaminação, isso preocupa bastante”, afirma. Em situações de piora como a atual, a empresa entra em contato e informa os clientes sobre o contexto e as alternativas, como adiar ou deixar a viagem em crédito para o futuro. “Otimizamos para que as opções sejam sempre a favor do cliente, para que ele não tenha nenhum tipo de prejuízo por essa questão de insegurança do cenário atual”, afirma.

Para a consultora Danuza Schilling, da Megah Viagens, o novo avanço da Covid-19 reduziu a procura e também a conversão de orçamentos em vendas. “Já percebemos uma certa resistência dos passageiros em fechar os pacotes e também daqueles que estão com viagem programada entre janeiro e fevereiro”, salienta. Segundo ela, muitas pessoas estão com receio de viajar devido à propagação da variante Ômicron.

Em relação aos destinos preferidos dos santa-cruzenses, a região Nordeste do Brasil e os países do Caribe são os mais procurados. “Principalmente praias como Maceió, em Alagoas, e Porto Seguro, na Bahia, são as queridinhas do pessoal aqui do Rio Grande do Sul”, revela Andréa. Outro segmento que vem crescendo é o turismo de aventura, como Bonito, no Mato Grosso do Sul, e o Jalapão, no Tocantins. “Durante a pandemia, aumentou a procura por locais não tão explorados e aglomerados”, comenta a consultora.

Publicidade

LEIA MAIS: Retomada da procura por pacotes anima as agências; confira os destinos preferidos dos santa-cruzenses

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.