Depois de iniciar uma recuperação no segundo semestre do ano passado, com aumento expressivo na procura por pacotes de viagem, as agências de turismo novamente estão enfrentando dificuldades. O motivo é o mesmo: a nova onda de casos de Covid-19 e o rápido avanço da variante Ômicron, que tem deixado muitos passageiros com dúvidas e levado alguns a cancelar ou transferir os pacotes.
Conforme a consultora de turismo da Matte Viagens, Andréa Matte, janeiro é um mês com grande procura, e agora não é diferente. “Nessa época, mesmo em meio à pandemia, as pessoas estão bem otimistas, bem confiantes e têm solicitado orçamentos e informações”. Ela explica que, no setor de turismo, a demanda acompanha a situação do coronavírus e as notícias; ou seja, quando o noticiário indica controle do vírus e redução das restrições, a procura por viagens cresce.
LEIA MAIS: Os desafios do turismo em tempos de muita turbulência
Publicidade
“Quando tem números negativos em relação à contaminação, isso preocupa bastante”, afirma. Em situações de piora como a atual, a empresa entra em contato e informa os clientes sobre o contexto e as alternativas, como adiar ou deixar a viagem em crédito para o futuro. “Otimizamos para que as opções sejam sempre a favor do cliente, para que ele não tenha nenhum tipo de prejuízo por essa questão de insegurança do cenário atual”, afirma.
Para a consultora Danuza Schilling, da Megah Viagens, o novo avanço da Covid-19 reduziu a procura e também a conversão de orçamentos em vendas. “Já percebemos uma certa resistência dos passageiros em fechar os pacotes e também daqueles que estão com viagem programada entre janeiro e fevereiro”, salienta. Segundo ela, muitas pessoas estão com receio de viajar devido à propagação da variante Ômicron.
Em relação aos destinos preferidos dos santa-cruzenses, a região Nordeste do Brasil e os países do Caribe são os mais procurados. “Principalmente praias como Maceió, em Alagoas, e Porto Seguro, na Bahia, são as queridinhas do pessoal aqui do Rio Grande do Sul”, revela Andréa. Outro segmento que vem crescendo é o turismo de aventura, como Bonito, no Mato Grosso do Sul, e o Jalapão, no Tocantins. “Durante a pandemia, aumentou a procura por locais não tão explorados e aglomerados”, comenta a consultora.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade