Santa Cruz do Sul (RS) recebe a nona das 12 etapas programadas na temporada 2022 da Stock Car. O final de semana na bela cidade do interior gaúcho reserva o antepenúltimo encontro do ano, já que Goiânia (GO) nos dias 22 e 23 de outubro, receberá as etapas 10 e 11 e Brasília (DF) sedia a final em 20 de novembro.
O seletivo traçado de 3.531 metros e 10 curvas não oferece grandes desafios às pastilhas de freio da Fras-le e os discos de freio Fremax, oficiais da Stock Car Pro Series. O ponto onde é feita a freada mais forte da pista santa-cruzense é o final da reta dos boxes, na qual os pilotos chegam a cerca de 235 km/h e acionam os freios pisando no pedal por cerca de 4,5 segundos. A desaceleração de 1,5G faz os carros reduzirem para 80 km/h no contorno da primeira curva, à esquerda. A redução de velocidade acontece em 190 metros.
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No entanto, o circuito passou por reformas recentemente e recebeu uma nova camada asfáltica em praticamente toda a sua extensão. “Pelo menos nos primeiros treinos, as condições de aderência não serão as mais favoráveis, o que geralmente já acontece quando a pista está suja e sem atividades – ou “verde”, como se diz no jargão técnico. Contudo, com uma nova camada de asfalto, a aderência deverá ser ainda mais baixa pela ausência completa do emborrachamento causado pela passagem dos carros, especialmente nos pontos de frenagem e contorno das curvas. Conforme as atividades de pista forem progredindo, mais borracha dos pneus vai se acumulando e aos poucos os índices de abrasão vão chegando aos níveis desejados”, explica André Brezolin, engenheiro de Projeto da Fras-le e da Fremax, empresas que fornecem, respectivamente, as pastilhas e os discos de freio a todas as equipes da Stock Car Pro Series.
Com quatro etapas para o final do campeonato, são 224 pontos em jogo. No momento, Gabriel Casagrande é quem lidera a tabela, com 222 pontos sem os dois descartes obrigatórios dos piores resultados. Daniel Serra vem na vice-liderança com 203, apenas dois a mais que o argentino Matías Rossi. Rubens Barrichello é o quarto colocado com 189 pontos, 14 a mais que Bruno Baptista e 21 a mais que Gaetano di Mauro. Thiago Camilo e Ricardo Zonta, empatados com 162 pontos, Nelsinho Piquet com 148 e o gaúcho Cesar Ramos, com 140, fecham os dez maiores pontuadores da temporada no momento.
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As atividades de pista da Stock Car Pro Series em Santa Cruz do Sul começam somente no sábado, 24. Serão dois treinos livres, às 8h10 e 11 horas, mais a classificação às 14h15. No domingo, 25, a largada da primeira corrida será dada às 14h10 e a da segunda disputa, às 14h50. Cada prova terá 30 minutos mais uma volta de duração e o resultado da primeira determina o grid da segunda, com a inversão dos dez primeiros colocados. As corridas da nona etapa serão transmitidas ao vivo por Band, canais Sportv, pelo YouTube oficial da categoria e outras plataformas digitais.
A Fras-Le & Fremax são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
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Fala, piloto!
“Na reta principal começamos a frear a 150 metros da primeira curva e reduzimos para a segunda marcha, e a curva seguinte também exige uma freada importante, em descida, difícil, com o carro em curva; e subindo para a curva da Bota, outra freada forte reduzindo de 190 km/h para 70 em primeira marcha. Depois temos uma sequência de curvas de alta velocidade, à exceção da curva 9, bem técnica. É uma pista que traz, sim, uma boa dose de exigência do conjunto, embora seja menos severa do que outras do calendário. O novo asfalto, no entanto, deverá mudar alguma coisa, ao menos no início, sem borracha na pista”
(Felipe Lapenna, Hot Car Competições, Chevrolet Cruze, #110)
A pista de Santa Cruz do Sul na visão da Fras-Le & Fremax
“É um circuito que tem uma freada bem forte no final da reta, que é relativamente longa, mas que no geral não exige muito dos freios. Muitas curvas de média velocidade, nas quais o piloto usa o freio, claro, para reduzir um pouco a velocidade, mas principalmente para manter o carro alinhado no traçado para entrar na curva seguinte o mais bem posicionado e rápido possível. Será interessante acompanhar o desempenho e a aderência dos carros com a nova camada asfáltica que foi colocada no traçado”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto Fras-Le & Fremax)
Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul
Extensão: 3.531 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 10 (3 à direita e 7 à esquerda)
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Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 3
Pneu mais exigido: traseiro direito
Inauguração: 12 de junho de 2005
Previsão climática: Dias ensolarados no fim de semana, com mínima de 8ºC e máxima de 24ºC, com poucas nuvens e nenhuma chance de chuva.
Pole position em 2021: Thiago Camilo, 1min23s552
Vencedores em 2021: Thiago Camilo e Ricardo Maurício
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