Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Liderança renovada

Novo administrador diocesano de Santa Cruz será conhecido no dia 16

O Conselho de Consultores da diocese de Santa Cruz do Sul se reune no dia 16 de março, uma quarta-feira, a partir das 8h30, para decidir o nome do novo administrador diocesano do município. O grupo, composto por dez padres, tem a missão de eleger o substituto de dom Canísio Klaus que, após quase seis anos em Santa Cruz, foi transferido para Sinop, no Mato Grosso. O novo líder será responsável pelas atividades enquanto um bispo não é nomeado oficilamente para a função. 

Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta sexta-feira, 26, o padre Zeno Rech, um dos integrantes do conselho, afirmou que a vida da diocese continua de maneira normal até a escolha de um bispo. “É a primeira vez, desde 1959, que um bispo é removido para outra diocese e não temos um nomeado. Geralmente vem outro em seguida”, explicou o padre. 

No encontro do dia 16, os dez padres do conselho realizarão uma votação, que culminará no nome do novo administrador. Conforme o padre Zeno, ele deverá conduzir a diocese dentro dos trâmites normais que a vida jurídica e pastoral da comunidade requerem. Em relação à eleição de um novo bispo, o sacerdote salientou que ainda não há prazo para a definição concreta. “Os bispos da conferência nacional são consultados para sugerir três nomes, que vão para a Nunciatura Apostólica. De lá, os três nomes são enviados para Roma e, a partir daí, será decidido o líder da diocese”, explicou. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.