Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Publica-me

Novidade promete facilitar a vida dos pesquisadores

Rápido e fácil. É assim que, de agora em diante, os pesquisadores vão encarar um trabalho que levava quase duas horas. Com o surgimento da plataforma inédita Publica-me – Sistema Integrado de Gestão e Produção Científica, o acesso a periódicos científicos para publicação de artigos e pesquisas passa a ser agilizado, bastando poucos cliques para a realização da busca.

A ideia partiu de três pesquisadores de Santa Cruz do Sul: a doutoranda Giovana Goretti Feijó Almeida, o publicitário e designer Bruno Almeida e o administrador Jorge Almeida. Foram mais de três anos de estudo e dedicação para que a plataforma – criada de forma independente – atendesse às necessidades para as quais foi criada.

O Publica-me oferece várias funcionalidades, como um método inovador de gestão e produção de artigos e pesquisas, medição de audiência e uma biblioteca virtual atual. A plataforma pode ser acessada via computador, tablet ou smartphone. Segundo os desenvolvedores, o objetivo é gerar maior qualidade de conhecimento científico brasileiro, de maneira fácil e ágil.

Publicidade

Os interessados em obterem uma licença do Publica-me podem assinar a plataforma de forma trimestral, semestral ou anual, parcelando em até 12 vezes. A expectativa dos idealizadores é que o invento ultrapasse as fronteiras brasileiras. Para isso, o projeto segue em constante desenvolvimento e, no decorrer do ano, novas funcionalidades devem ser incluídas sem custo adicional.

Resultados

O Publica-me está no ar há uma semana. Nesse período, a fanpage mantida pela equipe em uma rede social contabiliza mais de 3 mil curtidas. O site já foi acessado por cinco países, além do Brasil – Estados Unidos, Canadá, França, Irlanda e Japão – e 15 pessoas adquiriram a licença.

Publicidade

Entenda a plataforma

Um dos desenvolvedores da plataforma, Bruno Almeida, conta que a ideia surgiu a partir de uma observação dos passos de uma pesquisa por periódicos científicos. Segundo ele, a demora, de quase duas horas, representava uma barreira para o pesquisador. A primeira a ter contato com o universo acadêmico foi a doutoranda Giovana Goretti Feijó de Almeida, em 2013. Conforme Jorge Almeida, o Publica-me é feito para atender pesquisadores iniciantes e experientes.

Antes, era necessário acessar a ferramenta Sucupira e preencher uma série de filtros para conseguir apenas o nome do periódico. Depois, o pesquisador precisava partir para o Google e dispensar cerca de duas horas filtrando os milhões de resultados da busca. Agora, com o Publica-me, quem acessar pode informar qualquer dado – assunto, nome do periódico, classificação qualis etc. – que, imediatamente, surgem os itens que se encaixam no perfil indicado, informando ainda a periodicidade com que são publicados. “A criação desse software é um grande passo na área da educação e da pesquisa científica”, aponta.

Publicidade

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.