Assim como a campanha Outubro Rosa no mês passado, as ações do Novembro Azul em Santa Cruz do Sul serão afetadas em função da pandemia. A campanha de conscientização organizada por diversas entidades no mês de novembro é dirigida à orientação sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
No município, as ações do Novembro Azul estarão reduzidas. O Hospital Santa Cruz (HSC) fará publicações de conscientização sobre a prevenção da doença nas redes sociais. Já no Hospital Ana Nery, uma das ações previstas é o Dia Azul, quando os setores serão enfeitados com essa cor e as equipes usarão alguma peça de roupa azul. Camisetas e baby look da Campanha pela Vida alusivas à mobilização estão à venda no setor de captação de recursos do hospital, pelo telefone 2106 4453. A divulgação de conteúdo online, como um vídeo informativo com médico especialista, também está prevista.
LEIA MAIS: Novembro Azul alerta para prevenção ao câncer de próstata
Publicidade
Na Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por causa da pandemia não há programação de atividades coletivas, como ocorria nos outros anos, com ações em grupos ou em salas de espera. Segundo informações da assessoria de imprensa, neste ano haverá somente ações pontuais, durante os atendimentos individuais e nas consultas. A ideia é abordar o tema do câncer de próstata, falando de prevenção e importância dos exames, mas também do autocuidado que o homem precisa ter de modo geral, também com relação a outras comorbidades.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer da Próstata é 17 de novembro, por isso a campanha é realizada no decorrer do mês. A doença é a segunda maior causa de morte por câncer no Brasil, ficando atrás apenas do de pulmão. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam que o número de diagnósticos de tumor de próstata deve ultrapassar a casa de 65 mil neste ano, no Brasil.
De acordo com o Instituto Oncoguia, um a cada nove homens será diagnosticado com a doença durante a vida. Seis em cada dez casos são diagnosticados em homens que têm mais de 65 anos de idade, sendo algo raro antes dos 40 anos. Por isso, o diagnóstico precoce da doença é tão importante.
Publicidade
Quanto à prevenção, é necessário ficar atento não só aos fatores de risco, como a idade e o histórico familiar. A incidência de casos é reduzida quando o homem adota medidas simples em seu dia a dia. Uma dieta saudável e a prática de exercícios são medidas fundamentais para quem deseja manter-se longe das doenças.
LEIA TAMBÉM: Novembro Azul: câncer de próstata mata um homem a cada 40 minutos no Brasil
Atenção aos sintomas
A doença em estágio inicial normalmente não causa nenhum tipo de sintoma. Porém, em casos avançados, a pessoa pode apresentar fluxo urinário fraco ou interrompido, impotência, sangue no líquido seminal, fraqueza ou dormência nas pernas e pés, dor ou ardor ao urinar e até perda do controle da bexiga. A importância da realização de exames periódicos deve-se à não apresentação de sintomas relevantes em estágio inicial.
Publicidade
LEIA MAIS: Medicina nuclear auxilia no tratamento do câncer de próstata
This website uses cookies.