Com o fim do mês de outubro e das comemorações do Outubro Rosa, inicia-se um novo mês, com mais um movimento que objetiva alertar a população sobre o câncer: o Novembro Azul. Essa iniciativa internacional, comemorada inicialmente na Austrália, desde 2003 volta-se para a conscientização do público masculino a respeito do câncer de próstata, uma das principais causas de morte entre os homens.
“O Novembro Azul é um bom momento para uma reflexão sobre os cuidados que os homens têm tido com sua saúde. É a hora de quebrar tabus, uma vez que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal). Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente”, alerta o médico urologista Eduardo Gröhs.
LEIA TAMBÉM: Novembro Azul coloca a saúde do homem no foco das unidades de saúde de Santa Cruz
Publicidade
O médico também destaca sobre a relevância desse momento, pois aborda o câncer de próstata e explica a importância de fazer os exames de rotina (PSA total – exame de sangue, toque prostático e ecografia do abdômen). “Se há uma idade ideal para começar? 45 ou 50 anos? A resposta é que o mais importante é a conscientização sobre a necessidade de cuidarmos de nossa saúde desde sempre”, ensina.
Segundo ele, o ideal é que as pessoas tenham consciência do próprio corpo, que mantenham rotinas de cuidado e prevenção, e que não procurem ajuda médica, ou de outros profissionais, quando sentem algo ou já não conseguem suportar algumas queixas. O mais aconselhável é manter uma atividade preventiva de promoção à saúde e uma vida equilibrada sempre. Dessa forma, é possível ter mais qualidade de vida e aumento na sobrevida lá na velhice. “Buscar auxílio e orientações adequadas e não só procurar alternativas em processos mirabolantes, sem comprovação científica e muitas vezes sem nenhum benefício realmente evidente”, alerta.
LEIA TAMBÉM: Novembro Azul esclarece e alerta sobre o câncer de próstata
Publicidade
“Homens, se cuidem! Façam prevenção, não só apenas do Novembro Azul nem só relacionados aos problemas de próstata, pratiquem atividade física, busquem equilíbrio psíquico e mental, ocupem suas vidas, vivam em equilíbrio, envelheçam com saúde e qualidade de vida”, recomenda Gröhs.
A diminuição de hormônios sexuais, conhecida nas mulheres como menopausa, também acontece nos homens e é chamada de andropausa. O distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (DAEM) é caracterizado pela diminuição da produção de testosterona causada pelo envelhecimento. Geralmente, a andropausa se apresenta em homens que estão entre os 40 e 55 anos de idade.
LEIA TAMBÉM: Câncer de próstata: tecnologia é aliada ao tratamento
Publicidade
Dentre os principais sintomas de andropausa, destacam-se:
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor dos homens. Apresenta o tamanho de uma castanha, está localizada logo abaixo da bexiga e circunda a primeira porção da uretra. Essa glândula exerce um importante papel na reprodução, uma vez que libera uma secreção que será eliminada no momento da ejaculação e garante a viabilidade dos espermatozoides. Essa secreção possui enzimas anticoagulantes e também nutrientes para os gametas masculinos. O crescimento pode causar sintomas urinários obstrutivos e/ou irritativos, tais como:
LEIA TAMBÉM: Piratini é iluminado de azul em alusão ao mês de prevenção ao câncer de próstata
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.