Categories: Geral

Novembro Azul alerta para prevenção ao câncer de próstata

Assim como em outras datas de alerta para cuidados com a saúde, o Palácio Piratini – sede do Executivo estadual – está iluminado com as cores do Novembro Azul, para alertar a população masculina sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.

Conforme o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, entre 2014 e 2018, no Estado, a cada 100 mil homens, foram registrados 20,17 óbitos por câncer de próstata.

LEIA TAMBÉM: Novembro Azul: câncer de próstata mata um homem a cada 40 minutos no Brasil

Publicidade

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) destaca que a partir dos 45 anos os homens devem fazer exames preventivos para detecção da doença. O Rio Grande do Sul tem cerca de 1,7 milhão de homens nessa faixa etária.

O coordenador da Política de Saúde do Homem da Secretaria da Saúde (SES), Carlos Antônio da Silva, afirma que o melhor remédio é a prevenção. “Cuidado e autocuidado são fatores de proteção”, aconselha. E acrescenta que os homens devem buscar atendimento nos serviços de saúde não apenas em novembro, mas em todos os meses do ano.

LEIA MAIS: Medicina nuclear auxilia no tratamento do câncer de próstata

Publicidade

Fatores preventivos

• Praticar atividade física, manter peso corporal adequado, evitar fumo e derivados do tabaco e consumo de bebidas alcoólicas;

• Fazer higienização íntima e observação do órgão genital;

Publicidade

• Uso de preservativo;

• Buscar avaliação médica periódica e avaliação médica específica na primeira percepção de sinais e sintomas suspeitos.

LEIA TAMBÉM: Um Coração Amigo para quem luta contra o câncer

Publicidade

O mês

Criado em 2003, o Novembro Azul foi definido nesse mês porque 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Neste ano, o Ministério da Saúde recomenda que a data também seja destinado à conscientização dos riscos ao câncer de pênis, que representa 2,1% de todas as neoplasias masculinas no Brasil e está associado à infecção pelo papilomavírus humano (HPV). O Novembro Azul de 2020 também faz alusão aos riscos do câncer de boca que, conforme o ministério, nos homens é mais comum acima dos 40 anos.

LEIA MAIS: Médico santa-cruzense realiza cirurgia robótica em pacientes com câncer

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.