A Gazeta do Sul e a plataforma digital de todo o grupo, o Portal Gaz, são a grande referência quando o assunto é leitura em Santa Cruz do Sul, cenário que tem se mantido praticamente inalterado ao longo dos anos, para não dizer das décadas. Pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Methodus na última semana identificou que nove entre cada dez pessoas optam por ler e se informar pela Gazeta do Sul. Realizado no período entre 28 de setembro e 1º de outubro, com moradores de ambos os sexos, com 18 anos ou mais, e de diferentes classes sociais, residentes no município de Santa Cruz do Sul, o levantamento constitui um termômetro das escolhas para a apreciação de conteúdo jornalístico junto ao público.
Foram realizadas 400 entrevistas em regiões da cidade; a margem de erro estimada é de até 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. As entrevistas foram pessoais, com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa, tendo havido filtragem e verificação de todos os questionários realizados. O Centro da cidade correspondeu a 20,9% dos entrevistados, enquanto o Arroio Grande teve 14,9%; o Universitário, 8,2%; Imigrantes/ Glória/Cristal, 6,7%; Verena, 6,2%; Linha Santa Cruz, 5,0%; Avenida, 4,5%, e foram contempladas ainda seis outras regiões da cidade.
LEIA TAMBÉM: Rádio Gazeta consolida-se como líder no interior do RS
Publicidade
Diante da questão “Pensando na sua leitura de Jornal: qual o jornal que você lê regularmente, em casa, no trabalho ou na rua, em locais públicos?”, as respostas, de forma espontânea, mencionaram em 84,5% o jornal Gazeta do Sul. Uma vez que os entrevistados compreenderam como “jornal” também portal de notícias, 5,0% disseram que leem o Portal Gaz, totalizando 89,5% para os veículos de leitura da Gazeta Grupo de Comunicações. Ou seja, entre cada dez pessoas, nove enfatizaram que leem regularmente jornal impresso e plataforma digital da Gazeta.
A opção pela Gazeta também é amplamente dominante em todas as faixas de população, com a Gazeta do Sul sendo apontada por 80,7% entre o público masculino (que ainda mencionou o Portal Gaz em 5,2%); e 87,5% entre o público feminino (4,9% para o Portal Gaz). A Gazeta do Sul é o jornal mais citado pelos entrevistados, com 84,2% das citações; com exceção das pessoas com idade inferior a 24 anos, todos os outros perfis demonstram ler regularmente a Gazeta do Sul. Mas este jornal é, inclusive, a opção da ampla maioria também entre os jovens, com menos de 24 anos, dos quais 66,7% mencionam a Gazeta, enquanto 11,1% referiram, nos três casos, Zero Hora, Portal Gaz (perfazendo 77,8% para as duas plataformas da Gazeta) e Portal Arauto. Na faixa entre 24 a 34 anos, os índices somados de Gazeta do Sul e Portal Gaz chegam a 92,2%; de 35 a 44 anos, 88,6%; de 45 a 59 anos, 91,5%; e de 60 anos e mais, 86,7%.
Os dados revelam que a Gazeta do Sul é a fonte de informação especialmente da faixa etária em idade produtiva, com formação e de tomada de decisão. Ao mesmo tempo, é amplamente referida por todas as faixas de escolaridade e, novamente, em todos os níveis de renda.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Credibilidade que chega a 70 mil leitores de 30 municípios
A marca de gerações
O resultado reafirma a forte inserção da marca Gazeta na comunidade de Santa Cruz do Sul, na avaliação do gestor de Conteúdo Multimídia do grupo, Romar Rudolfo Beling. “A pesquisa evidencia um cenário que tem se mantido praticamente inalterado ao longo dos anos, e assim só temos a agradecer aos nossos leitores”, frisa. E refere que, com pequenas variações entre uma amostragem e outra, a menção à Gazeta, considerando a oferta do conteúdo no jornal impresso e/ou digital e ainda o Portal Gaz, tem sido ao redor de 90%. “Ou seja, de cada dez pessoas em Santa Cruz, nove optam por se informar pela Gazeta, e assim é inclusive entre diferentes gerações, faixas sociais e níveis de escolaridade”, observa. “Para todos os nossos parceiros, fica essa constatação: com a Gazeta, seu conteúdo chega, diariamente, a nove entre dez pessoas que consomem informação através de jornal em Santa Cruz”.
Publicidade
Beling ressalta o caráter de fidelização que os leitores têm demonstrado para com a Gazeta do Sul e o Portal Gaz. “Esses leitores sem dúvida tiveram e têm condições, ao longo do tempo, de julgar e avaliar por si mesmos o conteúdo que oferecemos, pela sua qualidade e pelo que acrescenta a suas vidas”, salienta. “Do contrário, não permaneceriam tão fiéis como têm se mostrado ao longo dos anos. E, de nossa parte, isso só deve nos motivar, a gestores e colaboradores de todas as plataformas, a nos sentirmos cada vez mais comprometidos e responsáveis para atender mais e mais aos anseios e às necessidades de informação da nossa comunidade.”
LEIA TAMBÉM: A evolução ao longo do tempo: veja as datas que marcaram a trajetória da Gazeta do Sul
Publicidade