Os estudantes que desejam se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) precisam ficar atentos a algumas regras definidas pelo Ministério da Educação (MEC) para fazer o cadastro corretamente. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. Ao se inscrever, o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes.
O sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.
As vagas serão distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e, como política de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas e outras adotam bônus na nota do candidato.
Publicidade
LEIA MAIS: Mais de 990 mil estudantes já se inscreveram no Sisu
A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. Trata-se da menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos.
A partir do segundo dia, diariamente, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso. Para consultar essa pontuação basta entrar no site e selecionar o botão ‘Ver Inscrição’.
Publicidade
É importante lembrar que o candidato selecionado em sua primeira ou segunda opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Por isso, é preciso ficar atento aos prazos. Se o candidato for selecionado em primeira ou segunda opção, independentemente de efetuar sua matrícula, não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.
Só pode participar da lista de espera quem não foi selecionado em nenhuma das duas opções indicadas no momento da inscrição. Para participar dessa segunda chance, o candidato deve acessar o seu boletim Sisu e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma. É importante que o candidato acompanhe junto à instituição da vaga escolhida a lista de espera e as convocações para matrícula. O período de inscrições no Sisu começou na terça-feira, 21, e permanece aberto até as 23h59 de domingo, 26.+
Confira o calendário do Sisu:
Período de inscrições: 21 a 26 de janeiro;
Resultado da chamada regular: 28 de janeiro;
Matrículas da chamada regular: 29 de janeiro a 4 de fevereiro;
Prazo para participar da lista de espera: 29 de janeiro a 4 de fevereiro;
Convocação dos candidatos em lista de espera: 7 de fevereiro a 30 de abril.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Site do Sisu apresenta instabilidade e atrapalha inscrições de estudantes
This website uses cookies.