A Subcomissão em Defesa do Setor do Tabaco e de Acompanhamento da COP-10, proposta e presidida pelo deputado estadual Marcus Vinícius (PP), realiza duas audiências públicas nesta sexta-feira, 25. A primeira ocorreu às 9h30, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, e será seguida por outra às 19 horas no Ginásio Paletão, no município de Arroio do Tigre. De acordo com o parlamentar, serão abordadas as dificuldades e preocupações com possíveis sanções que possam impactar a cadeia produtiva do tabaco, em decorrência das decisões na Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Marcus Vinícius afirma que os produtores já enfrentam restrições, como dificuldades na obtenção de crédito e redução das áreas de cultivo, e é essencial que eles tenham uma representação efetiva na COP-10. “O governo federal é quem possui assento. Estamos trabalhando na criação de um conjunto abrangente de ações para apoiá-lo. Ele precisa agir de maneira equilibrada e ponderada para representar nossos agricultores de forma eficaz.”
LEIA MAIS: Cadeia produtiva reforça a importância do tabaco para o país
Publicidade
De acordo com o consultor técnico José Francisco Telöken, responsável pela compilação dos dados da região, o Centro-Serra cultiva atualmente 22.150 hectares de tabaco, envolvendo mais de 11 mil famílias que têm nessa produção a atividade principal. Ele acrescenta que o produto é responsável por movimentar aproximadamente R$ 1 bilhão na região.
A leitura e entrega do relatório final do grupo de trabalho estão agendadas para a próxima terça-feira, 29, às 16 horas, durante a Expointer. O evento reunirá produtores, líderes e outros deputados no Parque de Exposições Assis Brasil. Após a leitura, um grupo de parlamentares entregará pessoalmente o documento ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.