As aulas de gastronomia do Masterchef Social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Central contam com um novo espaço no prédio do Banco de Alimentos, em Santa Cruz do Sul. A cozinha foi inaugurada nessa terça-feira, 12, e já recebeu a primeira turma. O local vai sediar todas as oficinas de gastronomia do Cras Central, que abrange também a região do interior e alguns bairros que não contam com esse serviço.
Conforme a secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, diversos cursos serão desenvolvidos. “Os alunos vão aprender a manipular alimentos e práticas de segurança alimentar e de reaproveitamento.”
LEIA MAIS: FOTOS: recomeçam as oficinas do projeto Master Chef Social
Publicidade
Neste primeiro momento, as oficinas ocorrem sempre às terças-feiras, das 14h30 às 16h30. Serão 12 encontros com temáticas diferentes, e cada aula terá capacidade para 12 alunos. “Além de qualificar esses alunos, haverá a oportunidade de as merendeiras e cozinheiras das escolas aperfeiçoarem seus conhecimentos”, ressaltou Roberta.
A primeira turma do Masterchef Social, na nova cozinha, também conta com o viés da inclusão, com frequentadores da Apae Santa Cruz. De acordo com a secretária, é uma forma de acesso à qualificação profissional. “Para que eles aperfeiçoem seus talentos ou aprendam algo novo para abrir o próprio negócio e ter renda.”
LEIA MAIS: Cozinha Gastronômica: novo espaço vai promover capacitação e inclusão
Publicidade
Os valores investidos na nova cozinha gastronômica são oriundos de recurso federal com contrapartida do Município. Os cursos são gratuitos e contam com garantia de certificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Santa Cruz. As vagas são preferencialmente para pessoas inscritas no CadÚnico, podendo se estender ao público geral. Somente neste ano, a Secretaria de Desenvolvimento investiu mais de R$ 300 mil em oficinas gratuitas, beneficiando cerca de 500 pessoas.
A responsável por ministrar as oficinas é a docente de gastronomia do Senac, Ana Elisa Passos. Ela atua no projeto Masterchef Social nos Cras Integrar, no Bairro Bom Jesus; Beatriz Frantz Jungblut, no Santa Vitória; e Central. As oficinas do Cras Central eram realizadas, até a inauguração da cozinha no Banco de Alimentos, no Senac Santa Cruz. “Estamos chegando com a terceira turma dessa oficina. Aqui serão aulas de preparação de lanches, sucos, pães, cucas e tortas”, explicou Ana Elisa.
LEIA TAMBÉM: Parceria entre Prefeitura e Uergs capacita 75 serventes de escolas municipais
Publicidade
Projeto de capacitação profissional
O projeto inclusivo tem como objetivo ofertar um curso que oportunize nova profissão e capacitação aos frequentadores, como forma de abrir portas para o mercado de trabalho. Nesta primeira turma está a aposentada Iracema Agnes, de 65 anos, mãe de Lucas Agnes Machado dos Santos, de 24, que tem síndrome de Down e também é aluno do curso. Ela contou que ficou sabendo por meio da Apae, local que o filho frequenta. “Nunca participei do curso, e a expectativa é de aprender coisas novas para colocar em prática junto da família.”
O filho deseja se capacitar para o mercado de trabalho. Para ele, será um momento muito importante ao lado de sua mãe.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!