O crescimento da próstata, ou hiperplasia prostática benigna, acomete aproximadamente metade dos homens com mais de 50 anos. Isso causa alterações na eliminação da urina, como jato urinário fraco, e aumenta a necessidade de ir ao banheiro, atrapalhando o sono e as atividades do dia a dia.
LEIA MAIS: Cuidados com a saúde do homem ainda são tabus; confira dicas para mudar esse cenário
Existem várias técnicas para o tratamento desse problema. Entre elas destaca-se a chamada HoLEP, que consiste na enucleação da parte crescida da próstata com a utilização de um laser do tipo Holmium. Após esse passo, realiza-se a fragmentação e retirada dessa parte da próstata com um aparelho chamado morcelador. Toda a cirurgia é realizada sem incisões, através da uretra por via endoscópica.
Publicidade
A técnica vem sendo aplicada em pacientes da região há cerca de um ano pelo urologista Rodrigo Donaduzzi. De acordo com o médico, que é pioneiro na cidade, as vantagens desse tipo de cirurgia são muitas. “Existe uma série de benefícios, como mínimo sangramento, recuperação bem mais rápida, alta hospitalar sem o uso de sonda e o mais importante: os resultados são sentidos de forma mais imediata”, observa.
LEIA MAIS: Novembro Azul: mês da prevenção e conscientização para os homens
Donaduzzi ressalta que a operação pode ser feita em próstatas de qualquer tamanho. “Outras técnicas endoscópicas mais antigas podiam ser usadas apenas em próstatas com até cerca de 70 gramas; após isso, deveria ser feito por cirurgia com corte”, afirma.
Publicidade
Rodrigo Donaduzzi executa a cirurgia atualmente nos hospitais de Porto Alegre: o Moinhos de Vento e o Divina Providência. Os pacientes santa-cruzenses e da região podem fazer a consulta aqui mesmo para agendar o procedimento. Todo o pré e pós-operatório é efetuado em Santa Cruz. “Em curto espaço de tempo teremos o equipamento disponível na cidade, podendo, assim, realizar a cirurgia em Santa Cruz do Sul”, adianta.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade