Eram 10 horas do último sábado, 29, quando cavalarianos de Gramado Xavier e de Lagoão trocaram as bandeiras municipais em cima da nova Ponte da Integração. O ato marcou a inauguração oficial da estrutura e efetivou a união das duas cidades, que trabalharam em conjunto para que essa obra, aguardada há décadas pelos moradores, saísse do papel.
A solenidade de inauguração contou com a presença da população de ambas as cidades, além de lideranças locais, estaduais e da União. Mais do que facilitar o cruzamento entre os municípios vizinhos, a obra irá encurtar o caminho entre as regiões Centro-Serra e Vale do Rio Pardo. A ponte, suspensa sobre o Rio Pardo, fica entre as localidades de Arroio do Sapo, em Lagoão, e Costa do Rio Pardo, em Gramado Xavier.
LEIA TAMBÉM: Caminho mais curto entre Gramado Xavier e Lagoão: Ponte da Integração é inaugurada
Publicidade
Da região central de Lagoão até a ponte, são cerca de 13 quilômetros, e dali até o trevo de Gramado Xavier, junto à RSC-153, outros sete quilômetros. “Estamos vivendo um momento histórico. Esta é uma obra muito importante para todos os municípios da região. Agora, para quem passa por Lagoão e deseja chegar a Santa Cruz ou mesmo ir a Porto Alegre, com a ponte ficará 30 quilômetros mais perto, encurtando bastante a distância”, salientou o prefeito de Lagoão, Cirano de Camargo.
A estrutura de ferro e madeira reforçada tem 27 metros de comprimento e capacidade de passagem de cerca de 20 toneladas, permitindo um veículo por vez. Em virtude das estradas serem de chão, não é recomendado o tráfego de caminhões em dias chuvosos. “Precisamos agradecer a todos que contribuíram para que conseguíssemos realizar a obra. Essa ponte era muito esperada. Muitos prefeitos passaram e não conseguiram, e nós conseguimos, com essa parceria com a prefeitura de Gramado Xavier”, finalizou Cirano.
LEIA MAIS: Liberada a ponte entre Gramado Xavier e Lagoão
Publicidade
Parceria entre municípios foi decisiva para realizar a obra
Conforme o prefeito José Marcelo Laufer, de Gramado Xavier, a estrutura da ponte foi doada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Coube aos municípios investir na construção de cabeceiras e melhorias nas estradas. O custo total da obra ficou em R$ 290 mil, com um aditivo de R$ 59,6 mil, tudo dividido entre os dois municípios.
“Tão logo assumi, visitei o prefeito Cirano e falei da importância da ponte, e ele concordou em construirmos juntos. Conseguimos a doação do Daer e seguimos trabalhando para que chegasse esse dia, inaugurando uma obra esperada pelo povo há quase 40 anos”, salientou. Integrante do CTG Espora de Prata, Paulo Roberto Chuster, de 70 anos, foi o cavalariano responsável por levar a bandeira de Gramado Xavier até o centro da estrutura, no ato que marcou a inauguração.
LEIA TAMBÉM: Caminhos do Desenvolvimento: as nossas estradas precisam de atenção
Publicidade
Para ele, que mora na localidade de Costa do Rio Pardo, o momento foi marcante. “Quando eu vim morar aqui, há uns 60 anos, não tinha estrada nenhuma. E hoje participamos dessa inauguração importante, por isso ficamos muito felizes”, disse. Ao entregar a bandeira de Gramado Xavier, Chuster recebeu em retorno a bandeira de Lagoão, das mãos do cavalariano Jesus Alencar Fritz, de 55 anos.
Nascido e criado no município, o integrante do CTG Porteira da Amizade salientou a importância do ato. “O nosso sonho era poder passar aqui de uma forma fácil. De poder cruzar o Rio Pardo com qualquer tempo e visitar Gramado Xavier, e eles a gente. E hoje é um sonho que se realizou, tendo ainda uma facilidade de acesso à RSC-153, seguindo em direção de Santa Cruz.” Após fala de autoridades, um churrasco gratuito foi servido aos presentes nas proximidades da nova ponte, encerrando a solenidade.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!