Geral

Nova identidade começa a ser emitida no Estado nesta terça-feira

Começa a ser emitida nesta terça-feira, 26, no Rio Grande do Sul – ainda não no interior – a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento não terá mais o número de Registro Geral (RG), que deixará de existir. A nova identidade trará apenas o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, válido para todo o País, e poderá ser acessada digitalmente.

Mas não é necessário correr para fazer a substituição: os documentos do modelo atual valem até 28 de fevereiro de 2032. A substituição poderá ser feita de forma gradual e gratuita e pessoas com mais de 60 anos não precisarão trocar o documento. O Rio Grande do Sul será o primeiro estado a emitir o novo documento. Em agosto, o processo também iniciará no Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná, de acordo com cronograma do Ministério da Justiça. Os demais estados têm até março de 2023 para iniciar a emissão.

LEIA MAIS: Governo Federal lança carteira nacional de identidade com registro único

Publicidade

A implantação começará em Porto Alegre. Segundo o Instituto-Geral de Perícias, o novo modelo estará disponível apenas para quem quiser encaminhar a primeira via e apresentar o número do CPF. A retirada do documento ocorre após 15 dias úteis e a versão digital fica disponível para quem tem cadastro na plataforma digital, do governo federal, após a retirada do modelo físico.

A implementação nos postos do IGP no interior, também apenas para primeira via, está prevista para 4 de agosto. O lançamento do novo documento para segunda via ainda não tem data definida. O prazo de validade do novo documento depende da idade do titular no momento da expedição: cinco anos para crianças de até 11 anos e dez anos para quem tem de 12 a 59 anos.

LEIA TAMBÉM: Senado vota projeto que estabelece CPF como único número de identificação

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.