Com o objetivo de uma maior aproximação com o trabalhador, a indústria e a sociedade, tomou posse na última terça-feira, 25, a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul (Stifa). Nessa quarta, o novo presidente, Gualter Baptista Júnior, falou à imprensa sobre as propostas e os desafios da nova gestão da entidade, que tem 72 anos de atuação. A eleição foi realizada em dezembro de 2020. O período até a posse formal foi de trabalho para a transição da gestão. Baptista Júnior assume a direção do sindicato depois de 25 anos de uma mesma administração.
“Acredito na alternância de poder, é salutar, precisamos trazer novas ideias, novas formas de comunicação com nosso público. O trabalhador precisa entender que há uma entidade com força e que está na sua defesa. E não só dele, mas também na defesa do setor do tabaco, que é controverso, mas muitas vezes é mal compreendido. Temos um setor legalmente constituído que sofre muito com o contrabando, esse sim um problema muito sério que temos”, conta, reiterando que empresas e entidades devem se engajar na luta contra o crime que traz como consequência a perda de mercado.
Gualter Baptista Júnior, 57 anos, é natural do Rio de Janeiro (RJ). É bacharel em Ciências Econômicas, mestre em Administração e professor na Unisc, campus de Montenegro. É também presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) e funcionário da BAT Brasil há 42 anos.
Publicidade
LEIA MAIS: Stifa já tem novo presidente; confira as metas para o próximo mandato
Mão de obra
A pandemia também afetou o setor. Havia uma boa expectativa para a safra de 2021 e, consequentemente, o incremento de mão de obra em mais 10% em relação a 2020. Porém, a piora no cenário afetou os processos de contratações. “Com as restrições, empresas tiveram que operar com 75% da capacidade, o que retardou a contratação de mão de obra. A safra brasileira tinha expectativa de qualidade, o que se confirmou, mas infelizmente não foi capaz de absorver toda a mão de obra. Então os contratos foram estendidos.”
Publicidade
Preocupação
O presidente salienta também que o sindicato tem uma estrutura de atendimento com baixo custo para o associado. “O trabalhador do setor paga R$ 20,00 de mensalidade e R$ 10,00 por taxa de consulta. Ele tem acesso a clínico-geral, dentista, pediatra, fisioterapeuta. Hoje o Stifa é o ponto de atendimento que muitas vezes ele não encontra lá fora, principalmente nossos aposentados e safreiros, já que a grande maioria dos efetivos tem planos médicos das empresas. Então eles encontram no Stifa esse acolhimento”, explica.
LEIA MAIS: Sindicato projeta crescimento de 8% a 10% nas contratações de safreiros
Publicidade
Gestão Stifa 2021 – 2026
Presidente: Gualter Baptista Junior
Secretário Geral e de Organização: Sérgio Luiz Pacheco
Secretário de Finanças: René da Rosa
Secretário de Política e Formação Sindical: Glênio José Goebel
Secretário de Políticas Públicas e Sociais: Rangel Marcon
Secretário de Assuntos Jurídicos: Carlos Alberto Grade
Secretário de Imprensa e Divulgação – Leonel Goulart Almeida
Suplentes: Adilson Antônio Weiss, Eder Roberto Figueira Rodrigues, Alexandre Pontel Alves, Urban Mário Klein, Pedro Jercei Marques Correa, Jorge Alberto Silva da Silveira e Fernanda Regina Wagner.
Conselho Fiscal
Efetivos: Jorge Solis Ferreira, Telmo Waldy Zanette e Ênio Frozza.
Suplentes: Devanier Hildor Baierle, Irineu de Mello e Nestor Lenz.
Conselho de Representantes
Efetivos: Gualter Baptista Junior e Sérgio Luiz Pacheco.
Suplente: Dorly João dos Santos.
Publicidade
LEIA MAIS: Stifa contará com chapa única na eleição deste ano