A chuva não deu trégua na tarde de sábado, 16, e, ainda assim, muita gente se deslocou até o ginásio de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Harmonia, no Bairro Santa Vitória, para participar da segunda edição do Feirão de Empregos promovido pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul em parceria com o FGTAS/Sine. Cerca de 200 pessoas compareceram em busca de uma boa oportunidade de trabalho ou qualificação profissional e voltaram para casa com seus currículos cadastrados e esperanças renovadas de um melhor futuro laboral.
Conforme a secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, foram disponibilizadas cerca de 360 vagas por 40 empresas de diferentes segmentos. Alguns dos interessados já puderam entregar currículo direto para representantes das empresas que participaram com um estande instalado no evento, mas, de acordo com a coordenadora da agência FGTAS/Sine, Solange Finger, boa parte deles preencheram cadastro na unidade móvel do FGTAS/Sine para serem contatados nos próximos dias para conceder as entrevistas.
LEIA TAMBÉM: Pavilhão da Agricultura Familiar vai ter 40 estreantes
Publicidade
A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, também esteve presente, incentivando os trabalhadores a não desistirem de buscar uma vida profissional mais digna e bem sucedida. “Parabéns a todos que vieram fazer a inscrição e também às empresas que se somaram conosco nesta causa. Eu sempre digo que o maior trabalho social é aquele que insere as pessoas no ambiente de trabalho, para terem autonomia e autossuficiência” disse Helena, depois de cantar junto com idosos atendidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Beatriz Frantz Jungblut, que fizeram uma animada apresentação musical.
Vagas de motorista, pedreiro, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha, atendente de padaria, consultor de vendas, cuidador de idosos, educador social, operador de máquinas, recepcionista de hotel, servente de obras, vigilante, inspetor de tráfego, entre várias outras, foram oferecidas. Zaffari, Stok Center, O Boticário, Rota de Santa Maria/Sacyr, Aesca, Excelsior Alimentos, Zilium e Joly Daily, entre outras, montaram uma banca no local.
Além das empresas recebendo currículos, o Feirão deu espaço também para a divulgação de cursos profissionalizantes, oportunidades de crédito para empreendedores, mostra de artesanato como fonte de renda e espaços de recreação para crianças, com o Banco do Povo, Sebrae, Senai, Senac, Instituto Mix, CIEE, Unicesumar e Programa Transformação, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Saiba quais cidades da região vão receber os recursos anunciados pelo presidente Lula
Diversos tipos de orientações ainda foram repassadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), Coordenadorias da Diversidade e da Mulher, Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Quintal da Dengue, Projeto Guarda-Costas, Castramóvel, CFC Intelligence, Grupo de Mães Solo, entre outras entidades que colaboraram.
As irmãs Erica Alves e Lorraine Lopes ainda estão em idade escolar e já procuram uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. Moradoras do Residencial Viver Bem, elas, que estão com 15 e 16 anos, respectivamente, foram até o Feirão fazer cadastro para tentar a primeira vaga de emprego como jovem aprendiz – “para poder ajudar os pais com as despesas de casa e também ter uma qualificação profissional”, explicam.
Publicidade
Valquiria Moraes, aos 46, procura uma vaga que possibilite segurança financeira todos os meses. Ela trabalha, há anos, nas safras de fumo, mas sente a necessidade de um emprego fixo para ter a garantia de que o salário vai entrar todo início de mês. Durante o Feirão, Valquiria conheceu Vedi de Oliveira, um senhor de 64 anos que trabalhou a vida toda como carpinteiro e está atrás de uma atividade um pouco menos pesada para atuar agora. “Auxiliar de limpeza ou ajudante de açougue poderia ser uma boa opção”, comentavam os dois enquanto analisavam a lista contendo as vagas disponibilizadas por meio do FGTAS/Sine.
Participaram do Feirão também profissionais que atuam na Plataforma Santa Cruz Qualifica – uma iniciativa da Prefeitura em parceria com a JTI, que consiste em um banco digital atualizado de currículos que permite filtros por idade, escolaridade, experiência laboral, entre outros, criado para facilitar o contato entre trabalhadores e empresas com vagas em aberto.
Quem não conseguiu ir até o Feirão, pode fazer cadastro na Plataforma comparecendo na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que fica na Rua Coronel Oscar Jost, 1576, junto ao Ginásio Poliesportivo.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.