A nova diretoria da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santa Cruz do Sul foi empossada nessa quarta-feira, 23, em cerimônia na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O mandato vai até o fim de 2024. Manuela Braga foi eleita presidente em novembro do ano passado e vai substituir Rosemari Hofmeister, a primeira mulher a ocupar o cargo.
A prioridade de Manuela será a valorização da classe e garantir o respeito às prerrogativas e garantias da advocacia. “Teremos uma atenção voltada aos advogados mais afetados pela pandemia”, destaca. A nova gestão pretende realizar a melhoria e reforma das estruturas das salas da subseção, ampliar a comunicação com os advogados de outros municípios da área de abrangência, incentivar a proatividade das comissões e promover a formação dos advogados. Também foca na manutenção da Rede de Apoio ao Jovem Advogado e no incentivo à realização de atividades culturais e esportivas que busquem a integração da advocacia.
LEIA MAIS: Posse da diretoria da OAB Subseção Santa Cruz acontece nesta quarta
Publicidade
Para a nova presidente, o momento é o pior para a categoria. “Há um grande prejuízo desde a greve de 2019”, sublinha. E além das restrições da pandemia, o site do Tribunal de Justiça do Estado sofreu um ataque hacker no ano passado, outro fator prejudicial para os advogados e cidadãos representados.
Os fóruns já permitem o acesso do público geral e de estagiários, mas ainda não atuam no horário considerado normal. “A OAB está buscando, junto ao Tribunal de Justiça do Estado, o restabelecimento das oito horas de atendimento, como ocorria antes da pandemia”, explica Manuela.
Outro ponto da atividade da subseção da OAB é o relacionamento com a comunidade. A função social será levada em consideração na nova gestão. “A advocacia representa a cidadania. Não podemos nos abster dos problemas da sociedade. Estamos em praticamente todos os conselhos municipais, participando e colaborando para a solução de problemas da comunidade”, comenta Manuela.
Publicidade
LEIA MAIS: Manuela Braga é eleita para comandar a OAB de Santa Cruz
Natural de Sobradinho, Manuela Braga mora em Santa Cruz desde 1993. Formada em Direito pela Unisc, é advogada desde 2005. Atualmente, integra a equipe do escritório BVK Advogados nas áreas civil e empresarial. A atuação na OAB iniciou em 2013, primeiro como conselheira e depois como integrante da diretoria – foi secretária-adjunta e hoje é secretária-geral. Também preside, desde 2013, a Comissão da Mulher Advogada. Está à frente ainda, para toda a Região Sul do País, do Movimento Vai ter Mulher Sim, que defende a inserção e representatividade do público feminino na política.
No Estado, o novo presidente da OAB é Leonardo Lamachia, empossado no último dia 16, em Porto Alegre. Vice-presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul e conselheiro estadual da OAB/RS, o eleito é irmão de Claudio Lamachia, que comandou a OAB no Estado e foi o primeiro advogado gaúcho com inscrição no Rio Grande do Sul a presidir a OAB Nacional. Ele sucedeu o atual presidente Ricardo Breier.
Publicidade
Em seu primeiro mês de gestão, Lamachia já oficiou ao Tribunal de Justiça do Estado pelo retorno do atendimento em horário integral dos foros e pretende focar seu mandato no “resgate da advocacia em crise”. O novo presidente prometeu trabalhar em favor dos direitos humanos e contra qualquer discriminação e defender a liberdade de imprensa.
LEIA MAIS: Unir e valorizar a classe: conheça bandeiras da nova presidente da OAB em Santa Cruz
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.