Santa Cruz do Sul

Nova diretora assume o Fórum da Comarca local

Desde o dia 15 de junho, o Fórum da Comarca de Santa Cruz do Sul tem uma nova diretora. A juíza Luciane Inês Morsch Glesse, titular da Vara de Execução Criminal (VEC) Regional, assume a direção pelo período de um ano. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, ela informou que a decisão ocorre a cada 12 meses de forma consensual entre os magistrados que atuam no Fórum.

Natural de Santa Cruz do Sul, Luciane é juíza há 18 anos. Além de sua cidade natal, já atuou em outros municípios do Rio Grande do Sul. Formou-se em 1996, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). “Advoguei por sete anos e após fui procuradora do município de Rio Pardo, passei pelo Tribunal de Contas como auditora e, em 2007, passei no concurso da magistratura”, citou. “Atuei nas comarcas de Caxias do Sul como juíza substituta, depois fui para Quaraí, passei por Sobradinho e Rio Pardo, até que, finalmente, em 2018, retornei a Santa Cruz.” 

LEIA TAMBÉM: Sala de ensino à distância é inaugurada no Presídio Regional de Santa Cruz

Publicidade

Antes de Luciane assumir a direção do Fórum, o juiz André Luis de Moraes Pinto era o diretor. “Aqui em Santa Cruz temos um grupo muito unido e estabelecemos um sistema de revezamento. Porém, durante a pandemia, o doutor André ficou três anos e, pelo revezamento, seria minha vez de colaborar.” Contudo, devido ao trabalho de Luciane na VEC Regional, que exige viagens, o compromisso de dirigir o Fórum foi adiado. Ela se desloca frequentemente às comarcas do Vale do Rio Pardo e do Taquari para fazer inspeções em presídios. “O doutor André se disponibilizou a ficar na pandemia, que deu muito trabalho e foi um período em que o juiz não poderia se afastar em nenhum momento da direção.”

Atualmente, o Fórum de Santa Cruz possui dez varas, contando com a Vara da Violência Doméstica, recentemente instalada. São nove juízes, 72 servidores e 48 estagiários. Alguns servidores e estagiários já atuam na Vara da Violência Doméstica, mas o setor ainda aguarda a nomeação de um juiz titular. Além disso, conforme Luciane, há uma grande falta de funcionários no Fórum.

Tecnologia e os desafios

O Poder Judiciário vem passando por uma grande modernização, com a digitalização de todos os processos. Em Santa Cruz do Sul, dos quase 48 mil processos que tramitam no Fórum, apenas 1.456 ainda não foram digitalizados, ou seja, 3%. “É pouco, comparado ao total. Acredito que em questão de meses estarão todos digitalizados”, afirmou a magistrada.

Publicidade

A juíza diretora pretende dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido, com foco na organização administrativa, principalmente no que diz respeito ao uso das tecnologias. “Temos que reaprender a trabalhar com o processo eletrônico. Ele gira muito rápido, tão rápido que não há servidores para dar conta. Além disso, tem dias em que os sistemas não funcionam e a informática nem sempre consegue dar uma resposta eficaz”, observou Luciane Glesse.

*Colaborou Ronaldo Falkenback

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

caroline.garske

Share
Published by
caroline.garske

This website uses cookies.