Regional

Nova Acrópole presta auxílio a locais isolados de Sinimbu

Em resposta às dificuldades enfrentadas por vários municípios em razão das chuvas, enxurradas e enchentes, a Escola Nova Acrópole iniciou uma série de ações coordenadas em muitas cidades onde estão as suas unidades, entre elas Santa Cruz do Sul. A iniciativa, chamada de “Tá na mão”, focou as comunidades de Rio Pequeno e Alto Rio Pequeno, em Sinimbu, que ficaram isoladas por quedas de pontes, deslizamentos e obstrução das estradas. Vinte voluntários se encarregaram de levar donativos para os necessitados.

Uma das voluntárias foi a médica Sofia Bittencourt, de 32 anos. Ela conta que o acesso às localidades estava muito comprometido e só foi possível com o uso de carros com tração nas quatro rodas. O grupo foi dividido em dois: parte dos membros ficou antes da ponte, responsável por organizar as doações, enquanto outro atravessou o Rio Pardinho e conseguiu acessar os lugares atingidos. No primeiro momento, nem as equipes da Prefeitura haviam chegado.

LEIA TAMBÉM: Escola Christiano Smidt, em Rio Pardinho, busca se reerguer após enchente

Publicidade

“Os voluntários fizeram o levantamento de todas as residências e famílias atingidas pela enchente”, diz Sofia. Cerca de 160 pessoas precisavam de donativos para necessidades imediatas, como água, alimentos e produtos de limpeza. “O que nos impactou foi a resiliência, a força e o otimismo dessas pessoas. Todos já estavam buscando formas de se reerguer.” Para ela, o trabalho foi árduo, considerando a chuva e as condições do terreno, mas ao mesmo tempo recompensador.

A enfermeira aposentada Marilda Bariviera, de 53 anos, também participou da iniciativa e relata cenas de desolação, por meio das quais foi possível ter uma dimensão de toda a força da natureza. “Foi também uma oportunidade que a vida me deu de servir às pessoas daquele lugar na medida que eu consigo, entregando o meu melhor na forma de serviços.” Marilda auxiliou em diversas atividades, como separação de donativos recebidos e carregamento de cargas, além de ajudar na divulgação das ações.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: famílias voltam para casa em meio à lama e escombros em Rio Pardo

Publicidade

A unidade de Santa Cruz recebe doações e também está cadastrando voluntários. Segundo Sofia Bittencourt, o objetivo é conseguir pelo menos 300 itens como geladeiras, fogões e outros móveis e eletrodomésticos cuja necessidade foi identificada durante as visitas.

A Nova Acrópole fica na Rua Thomaz Flores, 418, em Santa Cruz do Sul. O contato pode ser feito pelo telefone (51) 99752 0420 ou e-mail santacruzdosul@nova-acropole.org.br. As entregas estão previstas para os próximos dois fins de semana.

Grupo teve que se dividir em dois para conseguir dar atendimento aos moradores

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.