Em resposta às dificuldades enfrentadas por vários municípios em razão das chuvas, enxurradas e enchentes, a Escola Nova Acrópole iniciou uma série de ações coordenadas em muitas cidades onde estão as suas unidades, entre elas Santa Cruz do Sul. A iniciativa, chamada de “Tá na mão”, focou as comunidades de Rio Pequeno e Alto Rio Pequeno, em Sinimbu, que ficaram isoladas por quedas de pontes, deslizamentos e obstrução das estradas. Vinte voluntários se encarregaram de levar donativos para os necessitados.
Uma das voluntárias foi a médica Sofia Bittencourt, de 32 anos. Ela conta que o acesso às localidades estava muito comprometido e só foi possível com o uso de carros com tração nas quatro rodas. O grupo foi dividido em dois: parte dos membros ficou antes da ponte, responsável por organizar as doações, enquanto outro atravessou o Rio Pardinho e conseguiu acessar os lugares atingidos. No primeiro momento, nem as equipes da Prefeitura haviam chegado.
LEIA TAMBÉM: Escola Christiano Smidt, em Rio Pardinho, busca se reerguer após enchente
Publicidade
“Os voluntários fizeram o levantamento de todas as residências e famílias atingidas pela enchente”, diz Sofia. Cerca de 160 pessoas precisavam de donativos para necessidades imediatas, como água, alimentos e produtos de limpeza. “O que nos impactou foi a resiliência, a força e o otimismo dessas pessoas. Todos já estavam buscando formas de se reerguer.” Para ela, o trabalho foi árduo, considerando a chuva e as condições do terreno, mas ao mesmo tempo recompensador.
A enfermeira aposentada Marilda Bariviera, de 53 anos, também participou da iniciativa e relata cenas de desolação, por meio das quais foi possível ter uma dimensão de toda a força da natureza. “Foi também uma oportunidade que a vida me deu de servir às pessoas daquele lugar na medida que eu consigo, entregando o meu melhor na forma de serviços.” Marilda auxiliou em diversas atividades, como separação de donativos recebidos e carregamento de cargas, além de ajudar na divulgação das ações.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: famílias voltam para casa em meio à lama e escombros em Rio Pardo
Publicidade
A unidade de Santa Cruz recebe doações e também está cadastrando voluntários. Segundo Sofia Bittencourt, o objetivo é conseguir pelo menos 300 itens como geladeiras, fogões e outros móveis e eletrodomésticos cuja necessidade foi identificada durante as visitas.
A Nova Acrópole fica na Rua Thomaz Flores, 418, em Santa Cruz do Sul. O contato pode ser feito pelo telefone (51) 99752 0420 ou e-mail [email protected]. As entregas estão previstas para os próximos dois fins de semana.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙