A centenária procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes foi realizada na manhã desta sexta-feira, 2, em Rio Pardo, após uma missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Os fiéis se deslocaram atrás do andor que carregava a santa em direção ao cais da Praia dos Ingazeiros. O público reunido para acompanhar a celebração foi de aproximadamente 200 pessoas.
Um barco areeiro decorado com bandeirolas brancas e azuis recebeu a imagem da protetora dos marinheiros e foi seguido por outros cinco no Rio Jacuí, assim como uma dezena de embarcações menores. Os devotos jogaram flores, acenderam velas e oraram para agradecer as graças atendidas e renovar os pedidos para mais um ano.
Foto: Bruno Pedry
Publicidade
O casal Itamar Pereira da Silva e Ana Reis da Silva, aposentados de 65 e 60 anos, respectivamente, acenderam velas aos pés da imagem que fica na Avenida Perimetral, no acesso à Praia dos Ingazeiros. Eles afirmam que o ritual é repetido diversas vezes durante o ano. “Não é somente no dia 2 de fevereiro que viemos acender uma vela, agradecer. Fazemos com frequência, há cerca de 40 anos”, afirma Itamar. “Pedimos proteção à família, aos amigos. Caminhamos praticamente todos os dias aqui na Perimetral e pedimos a bênção quando passamos”, enfatiza Ana.
Casal repete ritual há cerca de 40 anos | Foto: Bruno Pedry
Um dos momentos de maior emoção são os batismos realizado na margem do rio. Neste ano, nove crianças receberam a unção durante o rito. A jovem Mariana Finakak, de 17 anos, levou a filha Manoela, de apenas sete meses, para receber o primeiro sacramento católico. “A minha família é muito devota. Todos os anos participa da celebração. É uma tradição trazer as crianças da família para o batismo aqui”, disse. A água que simboliza a purificação provocou um breve choro em Manoela, que estava nos braços da madrinha Kelen Mohr da Costa, de 30 anos.
Publicidade
A pequena Manoela foi batizada | Foto: Bruno Pedry
This website uses cookies.