Categories: Esportes

Nos pênaltis, Brasil supera o Paraguai e avança às semifinais

Foi um verdadeiro teste para cardíaco, mas o Brasil está nas semifinais da Copa América. Depois de acumular várias chances e empatar sem gols no tempo normal, o Brasil venceu o Paraguai nos pênaltis por 4 a 3 na noite desta quinta-feira, 27, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Assim, vingou-se das eliminações para o mesmo adversário, que havia levado a melhor também nas penalidades máximas em 2011 e 2015. Agora, o time canarinho espera pelo vencedor de Argentina e Venezuela, que se enfrentam nesta sexta-feira, 28, às 16 horas, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O confronto da penúltima fase será na próxima terça-feira, 2, às 21h30, no Mineirão, em Bnelo Horizonte. 

PRIMEIRO TEMPO

Além do volante Fernandinho, a seleção brasileira teve uma opção a menos no banco de reservas. O atacante Richarlison contraiu caxumba e permaneceu no hotel. Já o volante Allan escorregou no túnel antes do aquecimento, bateu a cabeça e precisou utilizar uma proteção. Com menos de 1 minuto, Hernán Pérez recebeu pela esquerda, levou para a direita e chutou, mas a bola saiu sem direção. Aos 3, Everton tocou para Firmino, que domina e chuta fraco da entrada da área. Gatito Fernández, goleiro do Botafogo, caiu para ficar com a bola.

Publicidade

Logo em seguida, Firmino recebeu de Cebolinha na direita, puxou para o meio e deixou novamente com o atacante, que finalizou e Gatito fez a defesa. O Brasil pressionava o adversário, que conseguia exercer uma boa marcação. Aos 22, Coutinho interceptou a saída errada da defesa paraguaia, acionou Firmino dentro da área, mas ele deixou a bola escapar.

Praticamente sem ameaçar a meta de Alisson, os visitantes quase saíram na frente aos 29. Arzamendia cruzou da esquerda, Derlis dominou no lado direito e arrematou forte, fazendo o goleiro brasileiro operar um milagre. O Paraguai dificultava as ações do Brasil, que tentava explorar as laterais. Mesmo sem gols, a torcida aplaudiu a equipe na ida para o intervalo.

SEGUNDO TEMPO

Publicidade

O Brasil voltou com uma troca na lateral esquerda. Filipe Luís foi substituído por Alex Sandro. Aos 4, Firmino fez o pivô, ajeitou para Coutinho, que chutou desequilibrado e Gatito segurou firme. Cinco minutos mais tarde, Balbuena cometeu falta em Firmino. O árbitro chileno Roberto Tobar chegou a marcar pênalti, no entanto, ao revisar o lance com auxílio do VAR, confirmou falta fora da área e expulsou o zagueiro paraguaio. Na cobrança, Daniel Alves mandou no canto direito de Gatito, que desviou a escanteio.

Só dava Brasil. Aos 18, Thiago Silva arriscou da intermediária e Gatito defendeu com tranquilidade. Artur ficou com a sobra na meia-lua e chuta colocado, mas o arqueiro espalmou para frente, aos 24. Na sequência, Willian ocupou a vaga de Allan. A chance mais clara de abrir o placar surgiu aos 29. Everton faz excelente jogada pela esquerda e cruzou, Coutinho errou o cabeceio e Gabriel Jesus, livre, manda para fora.

O time canarinho seguia o abafa, porém o gol não saia. Marquinhos lançou na área, Firmino cabeceou, e a bola passou rente à trave direita de Gatito. Logo em seguida, a bola sobrou para Everton na esquerda. Ele bateu colocado, e as bola desviou na zaga. Aos 37, a última mexida, com Lucas Paquetá, que fez sua estreia na competição, na vaga de Daniel Alves.

Publicidade

Aos 43, Gatito brilhou mais uma vez ao defender uma cabeçada à queima-roupa de Alex Sandro. Nos acréscimos, Willian concluiu de canhota e a bola parou na trave direita de Gatito. Antes do apito final, Everton e Coutinho tiveram chances, mas a defesa paraguaia salvou. E o confronto foi para os pênaltis. 

COPA AMÉRICA
QUARTAS DE FINAL
BRASIL 0 (4) a 0 (3) PARAGUAI

Data e horário: 27 de junho, quinta-feira, 21h30
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Arbitragem: 
Roberto Tobar, com Christian Scheimann e Claudio Rios
Vídeo: Julio Bascuñan (Chile)
Pênaltis: Brasil – Willian, Marquinhos, Philippe Coutinho e Gabriel Jesus (Roberto Firmino errou)
Paraguai – Almirón, Valdez e Rojas (Gustavo Gómez e Derlis González erraram)
Cartões amarelos: Filipe Luís, Roberto Firmino e Arthur (Brasil); Arzamendia, Piris e Alonso (Paraguai)
Cartão vermelho: Balbuena (Paraguai)

Publicidade

BRASIL
Alisson; Daniel Alves (Lucas Paquetá), Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís (Alex Sandro); Allan (Willian), Arthur e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Everton
Técnico: Tite

PARAGUAI
Gatito Fernández; Piris, Gustavo Gómez, Balbuena e Arzamendia (Valdez); Alonso, Ortiz, Richard Sánchez (Escobar), Derlis González e Almirón; Hernán Pérez (Rojas)
Técnico: Eduardo Berizzo

 

Publicidade

roberto_patta

Share
Published by
roberto_patta

This website uses cookies.