A Mostra Competitiva do 5º Festival Santa Cruz de Cinema teve início nessa terça-feira, 25, com exibições de curtas-metragens de diversos lugares do Brasil. A premiação acontece nesta sexta-feira, 28. Neste ano, três mulheres compõem a mesa de juradas do festival, e uma delas é Nora Goulart.
Nascida em Porto Alegre, onde também mora atualmente, Nora trabalha no setor audiovisual, na Casa de Cinema de Porto Alegre, além de ser assistente social. Para a jurada, o cinema é uma arte coletiva, de equipe. “Acredito na construção de uma sociedade onde a coletividade e o olhar para o outro são a base”, argumenta.
LEIA TAMBÉM: Filmes de cinco estados serão exibidos na Mostra Competitiva nesta quarta
Publicidade
Nora começou a atuar na área produzindo curtas-metragens, entre eles Ilha das Flores, Esta Não é a Sua Vida e 3 minutos, além de inúmeros projetos para televisão, como Doce de Mãe, série que teve Fernanda Montenegro como protagonista, e longas-metragens, como O Homem que Copiava, Saneamento Básico, Antes que o Mundo Acabe e Aos Olhos de Ernesto.
A profissional conta que a paixão pelo cinema começou ainda na infância. “Sempre gostei de cinema. Quando criança, eu morava no centro da cidade e ir ao cinema era uma diversão. Frequentava ao menos uma vez na semana. Penso que ali já nasceu meu encanto e desejo de fazer filmes. O cinema é um instrumento de transformação, o que me motiva a trabalhar a cada dia.”
Para Nora, festivais como o de Santa Cruz “são fundamentais para estimular, organizar a criação local e criar um campo de encontros, de aprendizado e troca de experiências, que são fundamentais para a manutenção da arte como forma de expressão política, de harmonia, de beleza e equilíbrio”.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE O FESTIVAL SANTA CRUZ DE CINEMA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade