Luciano Corrêa defendeu o título pan-americano com sucesso na categoria até 100kg do judô. O brasileiro assegurou a medalha de ouro ao superar na final o canadense Marc Deschenes, que foi punido com quatro shidos (o que define desclassificação do atleta). Ele ainda havia sido bronze no Rio 2007.
A gaúcha Mayra Aguiar, na categoria até 78kg do judô, ficou com a medalha de prata ao ser derrotada pela norte-americana Kayla Harrison na decisão. Era um embate entre a atual campeã mundial e a atual campeã olímpica. A vencedora de Londres 2012 levou a melhor, em função de uma advertência (shido) recebida pela brasileira. Maria Suelen venceu dominicana Leidi German e conquistou o bronze na categoria acima de 78kg.
“Peço desculpa para o pessoal. Dei o meu máximo. É muito ruim a sensação quando a gente perde. Acho que isso acaba nos fortalecendo. Quando estou cansada, treinando, lembro das derrotas e das vitórias. É esporte, a gente tem que saber ganhar e saber perder. Levantar a cabeça e continuar em frente”, lamentou a judoca gaúcha.
Publicidade
A natação também resultou em medalhas para o Brasil. Leonardo de Deus venceu a prova de 200 metros borboleta e conquistou o bicampeonato no Pan. Outro ouro saiu no revezamento 4×100 livre. O quarteto era composto por Matheus Santana, João de Lucca, Bruno Fratus e Marcelo Chierighini. Com 3min13s66, eles bateram o recorde pan-americano.
Em sua estreia em Jogos Pan-Americanos, Marcelo Chierighini subiu ao pódio com o bronze nos 100 metros livre. Joanna Maranhão faturou o bronze nos 200 metros borboleta. No revezamento 4×100 medley, o Brasil ficou com o bronze. O quarteto era formado por Larissa Martins, Graciele Hermann, Etiene Medeiros e Daynara de Paula.
Jaqueline Ferreira conquistou o bronze na categoria 75kg no levantamento de peso. A carioca levantou 230kg na soma do arranco e do arremesso. A seleção brasileira feminina de polo aquático garantiu a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos ao vencer Cuba, por 9 a 6, na disputa pelo terceiro lugar. O Canadá venceu o Brasil por 9 a 1 na estreia de ambos no hóquei sobre a grama nos Jogos Pan-Americanos. A derrota, porém, não mudou a situação do Brasil, que precisa vencer apenas um jogo em cinco para ir ao Rio 2016.
Publicidade