Com um dos maiores carnavais de rua do Estado, Rio Pardo já se prepara para receber cerca de 140 mil foliões nas quatro noites de festa na Rua Andrade Neves, ou, melhor dizendo, na Avenida Gogoia – como a via passa a ser chamada durante o evento, em referência à carnavalesca Maria da Glória, uma das mais antigas do município, falecida em 2009. Os desfiles das escolas de samba terão início às 21 horas deste sábado, 22.
O secretário de Planejamento, Indústria e Comércio de Rio Pardo, Ramon Barros, promete um evento à altura do esforço dos carnavalescos. “Nossa rede hoteleira já está lotada para o primeiro dia. No ano passado, a abertura contou com mais de 50 mil pessoas na Avenida Gogoia, mais do que a nossa população somente em uma rua. Por isso preparamos uma grande estrutura para receber os foliões, que contará com praça de alimentação, sanitários e segurança, além de grande decoração”, confirmou o secretário, que também é responsável pela organização do evento na Cidade Histórica. Enquanto cada escola de samba recebeu R$ 11,5 mil de ajuda do Município, cada bloco carnavalesco ganhou R$ 5,8 mil.
Pela ordem, desfilarão Candangos, Enamorados, Embaixadores do Ritmo e Realeza da Vila. A partir de 1 hora da madrugada, começa o Carnaval de rua, com show do grupo Fandangaço, no palco montado ao lado da Prefeitura de Rio Pardo. O júri será coordenado pela Associação de Jurados de Carnaval e Eventos Populares do Rio Grande do Sul (Ajucepergs), e irá avaliar nove quesitos das escolas de samba.
Publicidade
Os foliões que forem prestigiar o desfile em Rio Pardo terão à disposição banheiros químicos, que foram instalados ao longo da área dos desfiles, e 35 pontos de venda de alimentos e bebidas. “Esse é o nosso maior evento, por isso há um grande investimento, que reflete na geração de emprego e renda para Rio Pardo”, definiu Barros.
Na quarta-feira, a partir das 17 horas, ocorrerá a apuração dos votos para definir a escola campeã. No ano passado, o título ficou com a Embaixadores do Ritmo.
LEIA MAIS: Vai curtir o Carnaval na região? Veja programações
Publicidade
Saiba como serão os desfiles
Escola de Samba Candangos
A Escola de Samba Candangos será a primeira a entrar na passarela do samba, a agremiação mais antiga do Carnaval de Rio Pardo. A alta costura vai invadir a Gogoia, no “Prêt-à-Porter” que conta a história da costura no mundo. A carnavalesca Giselle Lima explica que o enredo será desenvolvido de forma linear, da invenção das roupas, passando pela tecelagem e os processos artesanais, até a alta costura em série.
Publicidade
“É também uma homenagem às nossas costureiras, que trabalham com tanto capricho para a apresentação do nosso desfile.” O título do enredo da Candangos é Costurando sonhos através dos tempos, a história da costura no mundo.
A escola vai desfilar com 250 integrantes, três carros alegóricos e uma alegoria sem figurantes. “Nosso encerramento traz o exagero do luxo para a passarela, transformando a Gogoia no tapete vermelho da alta costura”, afirmou Giselle.
Enamorados
Publicidade
A Enamorados é a segunda a desfilar na noite deste sábado. Com o enredo Está escrito nas estrelas: brilha, Enamorados!, a mais jovem das escolas de Rio Pardo, fundada em 2005, irá contar a história do sucesso.
O presidente da agremiação, Enio Lopes, revela que a Enamorados vai trazer surpresas. “Nós somos conhecidos pela inovação e neste Carnaval não será diferente. A gente vem contando a história de diferentes estrelas, será um show”, prometeu Lopes.
Com as cores verde e dourado, a Enamorados quer brilhar na passarela. Para isso, entrará afinada com os 380 integrantes. A escola desfilará com quatro carros alegóricos.
Publicidade
Embaixadores do Ritmo
A terceira a contar o enredo em verso e prosa será a Embaixadores do Ritmo, a segunda escola mais tradicional do Carnaval rio-pardense. De cartola ou de sombrero, a viagem começou! fala sobre a cultura do México, vista a partir da observação de um turista.
“A nossa maior festa, no Brasil, é o Carnaval. No México é a festa dos mortos, e nós iremos mostrar isso”, explicou o diretor de Carnaval, Marco Teixeira.
Nas cores verde e branco, a Embaixadores promete arrepiar com samba-enredo e bateria, quesitos fundamentais para a entidade. “Primeiro nós tínhamos que ganhar de nós mesmos, agora temos o desafio de sermos os campeões deste Carnaval.” Serão 300 integrantes que desfilarão com seis carros alegóricos entre a noite de sábado e madrugada de domingo.
Realeza da Vila
Fechando o desfile, a Realeza da Vila chegará com as cores do arco-íris para contar um enredo sobre energia renovável. Energia renovável – uma visão de futuro. Para mudar a relação entre o homem e o planeta é o tema escolhido para este ano.
Com 450 componentes e quatro carros alegóricos, a Realeza quer reluzir na Gogoia. Wagner Melgarecho, que é integrante da diretoria, conta que as fontes de energia renováveis farão com que o desfile seja iluminado. “Nossas alas e alegorias têm muito brilho e muita luz. A Realeza irá brilhar neste Carnaval.”
O dirigente espera levantar na plateia o grito de “já ganhou”, pois garante que a Realeza é a mais querida da comunidade. “Nós somos a escola que interage com a comunidade. Todo mundo virá cantando o samba-enredo, e a nossa empolgação fechará o desfile de Carnaval em alta.”
LEIA TAMBÉM
Do frio ao calorão: confira como fica o tempo no Carnaval
Confira como será o atendimento em lojas e supermercados no Carnaval