Eles ainda não foram alfabetizados, mas já têm livro lançado e no ambiente escolar são considerados celebridades. A turminha 4A da Emei Castelo Infantil, do Bairro São João, em Santa Cruz do Sul, formada por 22 alunos com idades entre 3 e 4 anos, foram os protagonistas de uma noite de autógrafos, que no início deste mês, reuniu nas dependências da escola, pais, amigos e familiares para comemorar o lançamento do livro Era uma vez a turma 4A.
O projeto surgiu durante as aulas da professora Amanda Rocha Schirmann, que viu no cotidiano das crianças material mais que suficiente para compor um primeiro livro. “Esta turma gosta muito de contar histórias, de compartilhar vivências. Então pedi que pesquisassem sobre o próprio nome. Eles conversaram com os pais, fizeram cartazes, contaram o que ouviram para os colegas e isso foi tomando uma proporção que já não era só mais sobre a história do nome deles, mas sobre a história da vida deles”, contou.
LEIA TAMBÉM: Escola Nossa Senhora da Esperança vê bons resultados com ensino integral
Publicidade
Super colorido, todo ilustrado com fotografias e também desenhos e rabiscos feitos pelos próprios alunos, o livro reúne histórias e vivências compartilhadas dentro e fora da sala de aula, durante as brincadeiras, em meio as atividades pedagógicas e também situações do ambiente familiar. “Muita coisa interessante surge no dia a dia deles, daí a importância de uma escuta ativa para captar esses momentos hiper, mega importantes da vida deles”, observou a professora.
Para não esquecer nenhuma das muitas passagens que iriam compor o livro, Amanda precisou registrar em vídeos os momentos com as crianças e só depois colocar no papel a narrativa. O resultado impressionou a própria professora e também a direção da escola, que abraçou junto o projeto. “Depois de pronto a gente viu que o livro não poderia ser somente entregue dentro de cada mochila, mas que merecia um momento especial e aí surgiu a ideia da noite de autógrafos”, disse a diretora Karine Inês Kothe.
LEIA TAMBÉM: Memória: Escola Murilo Braga foi referência na formação de professores
Publicidade
Cerca de 40 exemplares foram impressos e distribuídos entre os familiares na noite de autógrafos e pedidos seguem sendo feitos para presentear tios, avós e outros parentes. A preparação para o grande momento incluiu ensaio e elaboração de um vídeo para ser apresentado na ocasião, contendo depoimentos das crianças.
Para os pais do pequeno Pedro Oliveira Vargas, de 3 anos, Luana e Daniel, o projeto empolgou toda a família. “Na noite de autógrafos o Pedro estava ansioso e a gente mais ainda. A emoção tomou conta e foi tudo muito lindo”, contou a mãe. Para eles, a proposta além de diferente foi também enriquecedora. “Ficamos muito felizes com a iniciativa da professora e da direção da Castelo Infantil porque nosso filho estaria conhecendo a história dele, de como tudo começou com a escolha do nome e depois ainda poderia contar para os amiguinhos e a professora porque ele adora contar as coisas”.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.