A programação das celebrações dos 170 anos de imigração alemã em Rio Pardinho teve início nessa terça-feira, 11, com uma Noite Cultural no pavilhão da Comunidade Evangélica da localidade. Apesar da chuva, o espaço ficou lotado para prestigiar as apresentações musicais, de teatro e também danças típicas de artistas locais e de outras partes de Santa Cruz do Sul.
LEIA MAIS: Rio Pardinho festeja 170 anos de imigração; confira a programação
Além do secretário municipal da Agricultura, Hardi Lúcio Panke, que é morador e empresário em Rio Pardinho, esteve presente o titular da pasta da Cultura, Marcelo Corá. Ambos representaram a prefeita Helena Hermany no evento da imigração. “Momentos como esse, nos quais podemos lembrar e celebrar a nossa história e as nossas origens, são muito relevantes para a sociedade”, disse Corá. Ele destacou ainda a importância de resgatar os costumes e tradições dos antepassados para as novas gerações como forma de preservação cultural.
Publicidade
Após os discursos e o cerimonial, o Grupo de Canto Rio Pardinho abriu a programação da imigração. Os integrantes entoaram o Hino de Santa Cruz do Sul e cânticos em alemão. Na sequência, a música continuou com o Conjunto Instrumental da Escola Nossa Senhora da Glória, de Sinimbu. Com a ajuda de flautas, violões e percussão, as crianças tocaram três músicas alemãs tradicionais e outras canções. A primeira etapa foi concluída com a apresentação do grupo de teatro da localidade. Após um intervalo para confraternização, o espaço foi reorganizado para a realização das danças típicas.
LEIA TAMBÉM: Reforma de ponte centenária de Rio Pardinho está concluída
Um dos responsáveis pela coordenação, o pastor André Luiz Martin enfatizou o sucesso obtido já na primeira celebração. “O público ultrapassou em muito as nossas expectativas. Para nós, é motivo de alegria e prova que tivemos êxito logo no primeiro dia.” Segundo ele, o salão lotado é como uma renovação das esperanças para que o mesmo ocorra nos eventos que vêm pela frente.
Publicidade
A celebração dos 170 anos da imigração alemã em Rio Pardinho continua no dia 12 de novembro com a Noite dos Corais, na Igreja Evangélica Centro. Estarão presentes os corais locais, Cruzeiro do Sul, Boa Vista e da Afubra. No dia 19 de novembro haverá o Torneio da Imigração, com jogos de futebol no campo do Futebol Clube Rio Pardinho. O encerramento das festividades ocorrerá em 20 de novembro. A programação terá início às 9 horas com culto ecumênico na Igreja Imigrante, de onde o público será conduzido em caravana festiva até o local da festa.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.