Polícia

No rastro de autor de furtos em Santa Cruz, polícia captura receptador de celular em Vera Cruz

Apontado pelas forças de seguranças como o principal autor de furtos a estabelecimentos comerciais de Santa Cruz do Sul, Lucas Fernando de Melo Kuentzer, vulgo Grade, de 30 anos, está na cadeia. Ele foi preso preventivamente em uma operação da Polícia Civil na manhã dessa quarta-feira. O trabalho de investigação, ao longo das últimas semanas, reuniu elementos de prova a partir de apurações da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) e da DP de Vera Cruz.

Lucas Fernando tem pelo menos 40 ocorrências de furto em sua ficha policial. Seu modo de agir é a partir de arrombamentos de portas, telhados e janelas. Normalmente busca dinheiro dos caixas, aparelhos celulares e também carteiras de cigarro. Conforme a polícia, ele estaria cometendo esses delitos para sustentar o vício em entorpecentes, sobretudo crack.

LEIA MAIS: Especialista em arrombamento e 40 antecedentes; saiba quem é o furtador preso em Santa Cruz

Publicidade

Com o mandado de prisão preventiva em mãos nos últimos dias, os policiais civis passaram a realizar buscas pelo autor dos crimes. Não foi fácil localizá-lo, porque não ele possui residência fixa e fica, na maior parte do tempo, circulando em vias de Santa Cruz e Vera Cruz. Nessa última cidade foram identificados seus passos mais recentes, na véspera da captura.

Conforme a delegada Lisandra de Castro de Carvalho, que responde pela DP de Vera Cruz, o acusado já havia sido reconhecido em um furto a uma cafeteria na região central do município, nas últimas semanas. “Na noite dessa terça-feira, ele cometeu outro crime, desta vez em uma sorveteria também do Centro, onde levou um celular. Passamos a buscar seu paradeiro e conseguimos localizá-lo e prendê-lo”, comentou.

LEIA MAIS: VÍDEO: 1ª DP prende principal autor de furtos em Santa Cruz

Publicidade

Os policiais civis de Vera Cruz seguiram o rastro dos delitos e chegaram até o comprador do aparelho furtado. Um homem de 58 anos, morador de Vera Cruz, foi localizado e confessou ter adquirido o celular oriundo de crime pelo preço de R$ 20,00. “Prendemos ele em flagrante por receptação”, salientou Lisandra. O telefone furtado da sorveteria foi restituído ao proprietário.

Após registro na DP de Vera Cruz, o receptador foi conduzido ao presídio. Da mesma forma, Lucas foi encaminhado ao sistema penitenciário, após registro na 1ª DP, em Santa Cruz do Sul. A expectativa das forças de segurança é de que, após essa prisão, o Poder Judiciário não autorize a soltura do criminoso, pois a tendência é de que ele possa reincidir nos delitos.

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.