Esta quarta-feira, 19, foi marcada por uma nova etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Santa Cruz do Sul. Às 8 horas, duas unidades de saúde abriram as portas para receber crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, público incluído recentemente no cronograma de aplicação do imunizante. Neste primeiro dia, foram distribuídas 60 doses pediátricas da Pfizer no município.
Entre as crianças que iniciaram o esquema vacinal contra Covid-19 estão 35 de 5 a 9 anos com comorbidade ou deficiência, e 18 de 10 a 11 anos também com condições especiais. Além dessas, seis crianças de 5 a 9 anos e uma de 10 a 11 foram contempladas com doses da “xepa” – imunizantes que sobram nos frascos e não podem ser aproveitados no dia seguinte.
LEIA MAIS: VÍDEO: Estado emite alerta para 12 Regiões Covid; Vale do Rio Pardo segue com aviso
Publicidade
A expectativa da Secretaria de Saúde é de que 10.338 crianças sejam vacinadas até abril. Por enquanto, Santa Cruz recebeu somente 560 doses. A única vacina autorizada pela Anvisa para imunização de crianças é da Pfizer. Após a injeção, a criança deve aguardar por 20 minutos antes de ir embora, para observar eventuais sintomas de reação.
Em Santa Cruz, 80,7% da população já completou o esquema vacinal
Mesmo com a inclusão das crianças na campanha de vacinação contra Covid-19, o público de 12 anos ou mais também continua sendo contemplado pela Secretaria de Saúde. Somente nesta quarta, foram aplicadas 83 primeiras doses; 65 reaplicações e 459 doses de reforço.
Com esses números, o índice da população com pelo menos uma dose chega a 83,7%. Quando o assunto é esquema vacinal completo, a cobertura cai um pouco, ficando em 80,7%. Já a aplicação da terceira dose, alcançou 29,4% da população total.
Publicidade
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade