Venâncio Aires registrou 13 novos casos de coronavírus no primeiro dia de testagem em massa no município. Os dados foram divulgados no início da noite desta segunda-feira, 3. Agora já são 441 positivados desde o início da pandemia, sendo 400 considerados recuperados. Dos 13 novos, oito foram constatados em testes rápidos – cinco da testagem em massa – e os demais por exames feitos em laboratórios privados.
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir está com 16 leitos ocupados, dos 18 existentes. Destes, sete estão ocupados por casos de Covid-19 (um suspeito e seis confirmados – quatro de Venâncio e dois de outros municípios). O Setor de Isolamento Covid-19 do HSSM tem dois pacientes confirmados com a doença. Cinco internados no setor estão com sintomas suspeitos e aguardam resultados de exames.
LEIA TAMBÉM: Confirmados dez novos casos de Covid-19 em Santa Cruz do Sul
Publicidade
Em decorrência da doença, oito moradores do município faleceram. Hoje 46 pessoas aguardam, em isolamento, os resultados de exames, que estão em análise no Laboratório Central do Estado (Lacen).
Testagem em massa é feita em grupos de risco
Os postos de saúde de Venâncio Aires ficaram movimentados nesta segunda-feira, 3, efeito do início da testagem em massa sobre prevalência do coronavírus. Os testes rápidos estão sendo feitos exclusivamente em pessoas pertencentes a grupos de risco (sintomáticos, casos suspeitos ou que tiveram contato com casos positivos, idosos, gestantes, hipertensos, diabéticos, imunossuprimidos e doentes respiratórios crônicos). A aplicação neste grupo se estende até sexta-feira, 7.
Publicidade
Já no sábado, 8, a testagem abre para toda a população. Nesta data, no Pavilhão Sebastião Mártir, das 8 horas às 16 horas, será realizado o Dia D de testagem. Além deste, outros pontos estratégicos serão montados e organizados para atender a comunidade.
LEIA TAMBÉM: Sinimbu confirma segundo caso de coronavírus
Oito enfermeiros e oito técnicos de enfermagem, da cidade e região, foram contratados para reforçar o grupo de profissionais que atuará nas ações. A partir de segunda-feira, 10, irão atuar, em duplas, de forma volante na cidade. Também na próxima semana, os testes estarão disponíveis para toda a população nas Unidades de Saúde. O primeiro lote conta com 15 mil exames. Conforme a demanda, o Município deve comprar mais kits.
Publicidade
O Secretário de Saúde de Venâncio Aires, Ramon Schwengber, explica que “essa ação é de suma importância para entendermos como o vírus está circulando no Município e principalmente para se conseguir isolar os casos positivos para realizar o devido atendimento e para que também não se prejudique o comércio. Com isso, Venâncio Aires será um dos poucos municípios do país a realizar uma testagem em massa e talvez o único a testar 20% da população numa primeira remessa.”
LEIA TAMBÉM: Índice de isolamento na região cresce em dias úteis, mas reduz no fim de semana
Como funciona
Após a pessoa a ser testada responder um breve questionário, é feita a coleta de duas gotas de sangue por um furo no dedo. A amostra de sangue detecta a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM e o IgG. O primeiro é considerado um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus. Já o segundo é um anticorpo mais específico que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que a pessoa está — teoricamente — protegida de futuras infecções provocadas por aquele patógeno. Após a coleta do sangue, é preciso aguardar cerca de 15 minutos até obter o resultado do teste.
Publicidade
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.