Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TRADIÇÃO

No pavilhão dos animais, provas destacam os cavalos campeiros

Foto: Alencar da Rosa

A exposição organizada pela associação de criadores ocorreu na pista do pavilhão dos animais na Expoagro

Apesar de os estandes serem as primeiras paradas dos visitantes na Expoagro Afubra, o pavilhão dos animais também é destaque para quem é do agronegócio. Nessa quinta-feira, 23, muitas pessoas visitaram o espaço e acompanharam diversas atividades. Entre elas, a 1ª Exposição de Cavalos Campeiros realizada na Expoagro. O evento foi organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Campeiro (Abraccc), com a inspeção técnica de João Ricardo Souza e tendo como jurado Thiago Rodio, vindo da cidade de Concórdia, em Santa Catarina. 

LEIA MAIS: Animais são atrativos para negócios na Expoagro

De acordo com Thiago, que é médico-veterinário e jurado da raça há mais de dez anos, muitas questões são avaliadas nas provas. “Primeiro, a parte morfofuncional de características como cabeça, pescoço, tronco, garupa. Posteriormente avaliamos a marcha desses animais, para entender a capacidade deles de levarem seu condutor com uma comodidade que a gente entende ser adequada.”

Publicidade

Ainda conforme o profissional, as características avaliadas devem mostrar que os equinos são da raça campeiro. “Principalmente a cabeça. Ele precisa ter uma expressão racial, que me lembre a raça. Fora isso, a estrutura corporal e, principalmente, ondulações para conseguir desenvolver o seu andamento. Depois, a própria função, porque, apesar de ser um animal de marcha, não pode perder as outras finalidades que um animal de campo precisa”, ressaltou Thiago. 

LEIA TAMBÉM: Agricultura Familiar tem crescimento de 29,3% nas vendas em relação ao ano passado

“Muita honra e orgulho”

O inspetor técnico João Ricardo de Souza salientou que as atividades relacionadas a cavalos campeiros são muito importantes para que a região tenha mais contato com esses animais. “A raça é natural de Santa Catarina, uma origem muito próxima ao cavalo crioulo. Então, estamos conseguindo expandir essa raça de lá para cá”, afirmou.

Publicidade

Para ele, foi uma honra e um orgulho trazer a iniciativa à Expoagro. “É realmente um prazer, porque as pessoas vão ter acesso a um cavalo extremamente manso, cômodo, rústico. Ele serve para criação, cavalgadas, passeios e atividades de lazer.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.