Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DIRETO DA REDAÇÃO

No Gauchão com a dupla Ave-Cruz

Este final de semana marca a retomada das competições de futebol em âmbito estadual. E a primeira atração é justamente o Gauchão de 2024, que, para satisfação do público do Vale do Rio Pardo, envolve a presença dos dois clubes de Santa Cruz do Sul, o FC Santa Cruz e o EC Avenida. Para os que são de fora da região, cumpre uma explicação. Certamente são raras, no País e no mundo (que dirá então em território gaúcho), as cidades que contam com dois times na divisão principal de seu campeonato regional e cujos estádios estão situados a cerca de 2 mil metros um do outro, na verdade menos de dois quilômetros se se considerar linha reta. Pois esse é o caso de Santa Cruz: do Estádio dos Platanos, onde o Galo manda seus jogos, ao Estádio dos Eucaliptos, sede do Avenida, a delegação de um dos times pode perfeitamente bem ir a pé até o estádio do adversário, e sem gastar muitos minutos na caminhada.

São esses dois históricos rivais, que tantos grandes enfrentamentos já fizeram com a dupla Gre-Nal e com outros clubes brasileiros de expressão, que a partir deste final de semana mobilizarão as paixões de seus torcedores, juntos, mais uma vez, na principal divisão do Campeonato Gaúcho. O Santa Cruz viaja até Bento Gonçalves para enfrentar o Juventude, neste sábado, em sua estreia na competição, enquanto o Avenida encontra-se em Porto Alegre para, na tarde de domingo, já na primeira rodada defrontar-se com o Internacional.

LEIA TAMBÉM: Romar Beling: “Vilela pode ter saído da vida, mas viverá para sempre como a lenda que é”

Publicidade

A importância de a dupla Ave-Cruz estar na primeira divisão pode ser medida pelo número de vezes em que a dupla Gre-nal jogará com um time local, em quatro das rodadas, isto é, mais de um terço de todas as rodadas. Isso proporciona visibilidade à cidade que poucos outros eventos oferecem, em âmbito estadual.

E há ainda a considerar outra coincidência no que tange aos dois clubes: ambos adotaram como identificação de seus estádios, de seus domínios, uma árvore: o plátano, no caso do Santa Cruz, e o eucalipto, no caso do Avenida. É, em um contexto contemporâneo tão preocupado com a problemática ambiental, um recado oportuno de que tanto essas duas árvores, como todas as demais, merecem ser sempre preservadas e salientadas.

LEIA TAMBÉM: Palestina tem sua história destacada em um novo livro

Publicidade

Que a estreia de Santa Cruz e de Avenida no Gauchão 2024 seja muito exitosa, e que ambos atinjam plenamente seus objetivos, dos quais, sem dúvida, o primeiro pelo qual se deve zelar é pela permanência de ambos na Série A. E se, depois disso, for possível uma classificação para as fases decisivas, melhor ainda! A Gazeta estará com o Galo e o Periquito em cada jornada, em cada enfrentamento, para compartilhar tudo com os torcedores e o grande público, tanto pela Gazeta do Sul quanto pelo Portal Gaz e, claro, pela Rádio Gazeta FM 107,9, que transmitirá as emoções de todas as partidas da dupla.

Em tempo: estamos em plena expectativa pelas comemorações dos 79 anos da Gazeta do Sul, na próxima sexta-feira!

Boa leitura, bom final de semana e ótimo Gauchão 2024!

Publicidade

LEIA MAIS COLUNAS DE ROMAR BELING

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.