A Rádio Gazeta FM 98.1 deu prosseguimento, na manhã desta terça-feira, 16, à série de entrevistas com os possíveis nomes que podem se candidatar ao maior cargo do Executivo municipal nas eleições do próximo ano. O programa “Giro Regional” recebeu Ivan Solismar Trevisan, atual secretário da Educação e Cultura de Sobradinho, que também teve o nome lembrado. Em 1982 Ivan se filiou ao MDB e trabalhou nas campanhas de Pedro Simon, para o Governo do Estado, e de Rogério Carniel, nas eleições municipais. “Como não tinha intenção de concorrer, atendi a um chamado do meu amigo Heitor Lopes para me filiar ao PDT, partido no qual estou há 24 anos”, contou. Trevisan foi eleito em 2000 e 2004 como vereador; em 2008 e 2012 concorreu a prefeito, não se elegendo em nenhuma das oportunidades.
Durante a entrevista, Ivan lembrou do último pleito em que concorreu como prefeito, nas eleições de 2012, ao lado de Iboré Trindade. Nas duas oportunidades, a aliança do PDT foi com o PT. “O Partido dos Trabalhadores tem uma importância muito grande na construção da história do nosso município, da nossa região, do estado e do Brasil, vive um momento difícil, diga-se de passagem, mas foi um partido muito importante para nós, assim como continua sendo. Tenho certeza que o partido tem muito a somar para nossa região”, destacou.
Apesar dos resultados nas urnas, Ivan costuma dizer que nunca perdeu uma eleição. “Acredito que a gente ganha muito aprendizado para a vida. Vivi duas eleições em que as campanhas se estendiam por 90 dias, lembro que nas duas oportunidades emagreci dez quilos de tanta correria, mas me ensinou muitas coisas que levo para minha vida toda”, ressalta. Ivan se considera também um político preocupado com as pessoas. “Vivemos em uma sociedade muito desigualitária, pois há uma diferença social muito grande e eu convivo com essa desigualdade. Tenho pessoas do meu convívio desde as camadas mais altas da sociedade e também das mais baixas, que fazem parte da minha rede de amizades ou parentesco. Por isso que digo que a política é importante para cada uma fazer sua parte e que é necessária a parceria com empresas para resolver esse problema social. Há muitas empresas que eu considero inteligentes e que acreditam que a educação é a única forma de transformar uma sociedade. Por isso, uma das saídas que vejo para esse problema é a Parceria Público-Privada (PPP). Hoje temos empresas como a JTI, Sicredi, Afubra e Celetro preocupadas com esta questão social e que investem na formação das nossas crianças. É algo que dá certo. É uma agenda positiva”, explica.
Publicidade
Com relação a pleitos passados, Ivan garante que não ficou nenhuma mágoa com políticos adversários. “Eu sempre brinco que a política é como um jogo de futebol. Temos que entrar em campo sabendo ganhar e perder e tendo a certeza de que alguns empurrões fazem parte do jogo”, destacou. Ivan ainda revelou que Jorge Pohlmann e Miguel Vieira são seus amigos e que possui amigos pessoais dentro de outros partidos, como o PP.
Trevisan também defendeu o seu partido enfatizando a ideia de que o PDT é um partido forte e consolidado, afastando a ideia de “partido nanico”. “Não estamos entre os dois ou três maiores do município, mas hoje o PDT tem duas representações no Legislativo, inclusive com um na presidência, e comanda duas secretarias com o maior orçamento, sendo a da Educação e Saúde. Então acredito que o PDT esteja fazendo sua parte”, disse.
Sobre coligações e forças partidárias, Ivan destacou que uma terceira via seria praticamente inviável. “As coligações são muito importantes. Sem força política não se alcança objetivos. Hoje se fala em uma possível terceira via, mas no frigir dos ovos acredito que teremos só duas vias concorrendo, o que é histórico em Sobradinho. Mas não se pode descartar a importância democrática que teria uma terceira via na corrida pela prefeitura”, avalia.
Publicidade