ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

No entorno do Mar de Dentro

De longa data adepto do cicloturismo, o professor e escritor Demétrio de Azeredo Soster, porto-alegrense radicado em Santa Cruz do Sul, acaba de lançar o relato de mais uma aventura: Operação Mar de Dentro é a sua quinta narrativa de cicloviagem e, por ora, está disponível em formato de e-book, em PDF, para download na página de sua editora, a Catarse.

O volume pode ser baixado ao custo de R$ 20,00 e a expectativa do autor é de que até o final do ano esteja lançado igualmente o livro impresso. Nesse caso, todos os que anteriormente adquirirem o e-book poderão abater o valor da versão em papel, bastando para isso enviar ou apresentar um comprovante de que a versão eletrônica foi lida ou consultada.

Publicidade

LEIA MAIS: Obra relata cicloviagem em torno da Lagoa dos Patos

Publicidade

O novo livro possui 86 páginas, agregando diversas fotos coloridas dos registros feitos a caminho. Por meio de QR-Codes dispostos na abertura dos capítulos, o leitor pode ter acesso a imagens em movimento que Demétrio gravou durante o trajeto com sua câmera GoPro, bem como depoimentos de pessoas com as quais cruzou no caminho.

Ao final da obra, ainda, um outro QR-Code permite acesso gratuito ao documentário homônimo da cicloviagem. A edição desse documentário é de Gelson Pereira; a trilha foi criada especialmente para o filme por Killy Freitas; e o projeto gráfico, incluindo a capa original, é de Gabriel Renner.

Publicidade

Em Operação Mar de Dentro, Demétrio descreve a cicloviagem que realizou, sozinho e de forma autossuficiente, em janeiro deste ano, fazendo o percurso ao redor da Lagoa dos Patos (o chamado “mar de dentro” no território do Rio Grande do Sul, expressão com a qual era conhecida, nos primórdios da ocupação, a maior laguna da América do Sul).

Publicidade

O livro ainda recupera uma série de informações sobre a lagoa, com parâmetros interessantes para estudantes e o público em geral. Refere, por exemplo, que ela tem 265 quilômetros de extensão, 60 quilômetros de largura e profundidade média de três metros, conformando uma lâmina de água de 10.144 quilômetros quadrados. Para um comparativo, o espelho da lagoa equivale a metade do território do Estado de Sergipe.

LEIA TAMBÉM: Lagoa dos Patos é a nova aventura de Demétrio Soster

Publicidade

“Eu estava perdido em meus pensamentos quando, lá pelas tantas, percebo pelo retrovisor um carro se aproximando lentamente. Como pedalava no acostamento, não me preocupei; com a mão fiz sinal para ele passar. No momento em que me alcançou, o motorista reduziu a velocidade e ficamos os dois lados a lado. Imaginei que apenas quisesse me cumprimentar, situações assim não são raras na estrada, mas Silvio Batista – logo seríamos apresentados, um representante comercial de Porto Alegre categoria gente boa, mostrou-me, de dentro do carro, uma garrafa de água gelada, que me oferecia. Abri o sorriso mais largo que se possa imaginar e, claro, aceitei a gentileza de bom grado.”

Publicidade

Quase mil quilômetros pedalados
Na nova aventura pelo Sul do Brasil (ou do continente americano, uma vez que já estendeu as viagens a Uruguai, Argentina e Chile), Demétrio ficou por 11 dias na estrada, num total de 937,11 quilômetros pedalados. Saiu no dia 14 de janeiro, uma quinta-feira, de Santa Cruz em direção a Porto Alegre; atravessou o Guaíba de catamarã, e seguiu rumo ao Sul do Estado por cidades como Tapes, Arambaré, São Lourenço do Sul, Pelotas e Rio Grande.

Desta, atravessou de barco para São José do Norte, e de lá, em linha reta novamente, mas no sentido contrário (sul/norte), passou por espaços como Estreito, Tavares, Mostardas e Capivari do Sul. Seguindo pela BR-101, foi em direção a Osório, no Litoral Norte, onde encerrou formalmente a cicloviagem, estendendo os passeios junto à Lagoa dos Quadros, próximo a Capão da Canoa.

Publicidade

Publicidade

O escritor e cicloturista Charles Zimmermann, em prefácio à obra, aponta essa condição de referência: “Esse livro é uma leitura altamente recomendável para quem pretende algum dia sair de bicicleta por aí afora”. E, claro, para quem (ainda) não tem o hábito ou não é adepto das andanças de bike, fica o convite para viajar tendo Demétrio como guia, com sua obra.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta