Enquanto milhares de cidadãos se divertiam no Carnaval de 1977, um grupo específico de pessoas viveu uma experiência diferente durante o evento: os presidiários de Santa Cruz do Sul foram transferidos do antigo presídio do Centro para a nova casa de detenção, no Bairro Faxinal Menino Deus.
Desde 1910, a cadeia ficava na esquina das atuais ruas Marechal Floriano e Tiradentes. A partir da década de 1960, a população começou a questionar a localização, no Centro. O prédio com paredes de alvenaria tinha piso e forro de madeira, o que facilitava as fugas. Além disso, algumas celas possuíam janelas para a Tiradentes e, seguidamente, os presos eram vistos conversando com transeuntes.
LEIA TAMBÉM: Memória: a noite em que Santa Cruz parou para assistir a roda da morte
Publicidade
Em 1970, a Prefeitura doou ao Estado uma área de três hectares, no loteamento Chácara Torrano, para construção de uma nova casa prisional. A localidade era chamada de Faxinal Velho e ficava longe do Centro, com poucas moradias no entorno.
Na véspera do Carnaval de 1977, o presídio foi inaugurado. E, durante o feriadão, a Brigada e a Susepe efetuaram a transferência dos 45 presos. O grupo levou um susto quando chegou na casa nova. Ela era toda de alvenaria, as celas tinham grades e portas de ferro e o contato entre os presos só ocorria no pátio, na hora do banho de sol. Nem pensar em fugir!
LEIA TAMBÉM: Saiba de onde veio a primeira imagem sacra da Catedral São João Batista
Publicidade
Mas as demais instalações agradaram em cheio. A cozinha e o refeitório eram modernos e bem organizados. Havia quadra de esportes, salas de recreação, oficinas e administração, entre outros.
O novo presídio contava com 13 celas e capacidade para 50 presos. Logo, o local começou a receber detentos de outras cidades e, em poucos anos, a superlotação já estava causando problemas.
Foi então iniciada uma mobilização para a sua ampliação, que agora comporta 258 presos. Ao contrário da época em que foi construído, hoje ele se encontra no centro de um bairro altamente povoado, o que é motivo de preocupação dos moradores.
Pesquisa: arquivo da Gazeta do Sul
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade