O feriado de 15 de novembro foi de celebração à cultura germânica em Sinimbu. Como parte da programação da Semana do Município, que comemora os 30 anos do plebiscito que decidiu pela emancipação, foram realizados os jogos germânicos durante a manhã e a tarde dessa segunda-feira, na Entidade Pró-Melhorias Sociais e Culturais Artísticas de Sinimbu (Escas).
O evento foi aberto por volta das 9 horas com um desfile das sociedades participantes e pronunciamentos das autoridades presentes. A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes (DEM), falou sobre a alegria de poder comemorar as três décadas de emancipação com a retomada das atividades, tão importantes para a manutenção da cultura do município, após o período mais crítico da pandemia. “Nossos emancipacionistas tiveram a coragem de decidir por Sinimbu ser um município. Para nós, é uma data muito especial. Os jogos são culturas que precisamos manter muito vivas aqui e em toda a região. É uma grande satisfação ver as sociedades em um dia de integração.”
LEIA MAIS: GALERIA: feriado é de jogos germânicos em Sinimbu
A prefeita salientou ainda que espera poder realizar os jogos de integração nas localidades em 2022. “Iniciamos isso em 2017, na minha outra gestão, e viemos fazendo uma integração, levando as sociedades sempre em uma localidade que recepciona os visitantes. É uma maneira bem bacana, até porque nosso município é muito grande e muitas vezes os próprios moradores não conhecem todo ele. É uma maneira de mostrarmos todas as belezas de Sinimbu para quem participa dos jogos.”
Publicidade
Além da prefeita e do vice Jackson Rabuske (PL), também participaram da abertura dos jogos os secretários municipais, o presidente da Câmara de Vereadores Jair Fritsch (PTB) e as soberanas do município.
Uma das associações participantes dos jogos germânicos é a Sociedade de Damas Centenário, de Paredão São Pedro. Composto por mulheres que, na maioria, são produtoras rurais, o grupo existe há 38 anos. Uma das integrantes é a 2ª princesa da terceira idade de Sinimbu, Nelsi Bublitz, de 72 anos. Para ela, as atividades são uma forma de entretenimento no interior. “Para nós é uma alegria jogar, na colônia é uma boa opção.” Lucia Hames Ertel, de 84 anos, é uma das fundadoras da Sociedade Damas Centenário. Ela conta que estava com saudades dos jogos. “A cada dois meses tínhamos jogos, mas aí veio a pandemia e tivemos que parar.”
A premiação das modalidades tiro ao alvo e bolão de mesa aconteceu por volta das 16h30. Confira:
Publicidade
LEIA MAIS: Sinimbu comemora 30 anos com festa na próxima semana
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.