Santa Cruz do Sul

Nível do Lago Dourado se aproxima do volume normal em Santa Cruz

Os efeitos das chuvas registradas no último mês refletem-se no Lago Prefeito Telmo Kirst. De acordo com o gerente da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan) em Santa Cruz do Sul, Bruno Barreto, o nível do reservatório está em 4,15 metros, em recuperação do seu volume normal, de 4,88 metros (3,7 milhões de metros cúbicos de água). Conforme ele, as marcas ficam um pouco abaixo se comparadas ao mesmo período do ano passado, devido à forte estiagem registrada na região. “No entanto, o Lago suportou muito bem e ficou longe de chegar ao nível mais baixo de sua história, registrado no ano de 2020 (2,07 metros).”

LEIA MAIS: Lago Dourado surgiu como uma resposta aos períodos de estiagem; relembre

Barreto entende que o cenário pode ser considerado tranquilo, até o momento. A expectativa é de que as precipitações previstas para este inverno, devido à ocorrência do El Niño, auxiliem na recuperação não só do lago, mas também do Rio Pardinho e de suas nascentes acima da barragem. No momento, para o abastecimento da cidade, a Corsan opera com a captação junto ao primeiro recalque na proporção de 50% para o Rio Pardinho e 50% para o Lago Telmo Kirst.

Publicidade

Imagem revela a situação no mês de maio, quando constatação foi de situação crítica para o abastecimento
Perspectiva do nível do Lago Prefeito Telmo Kirst na terça-feira desta semana, quando estava em 4,15 metros

Cuidado constante

Apesar de o consumo de água ser tradicionalmente menor no inverno, Bruno Barreto, da Corsan, reforça a necessidade de cautela em relação a sua utilização. “É importante que a população sempre mantenha hábitos de economia. São ações que podemos praticar sempre, além de auxiliar mais rapidamente na recuperação dos mananciais.”

LEIA TAMBÉM: Calor atípico antecede a chegada de frente fria e chuva; veja a previsão do tempo

Enquanto isso, obras são realizadas para promover mais segurança ao sistema de abastecimento de água à população. Barreto destaca a continuação da execução da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), no Bairro Bom Jesus, com previsão de entrega no fim de 2024, e constante substituição de redes e a conclusão de novas adutoras pela cidade.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.