Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ENCHENTE

Nível do Jacuí baixa, mas situação ainda preocupa em Rio Pardo

Foto: Alencar da Rosa

Cheias seguem provocando transtornos e o número de desalojados chegou a 219

A Prefeitura e a Defesa Civil de Rio Pardo mantêm estado de alerta por causa da enchente que atinge o município. Com o Rio Jacuí ainda acima dos 18 metros e baixando lentamente, os desalojados e desabrigados seguem impossibilitados de retornarem às residências. A maioria das famílias está na casa de parentes e algumas ocupam o Ginásio Municipal Norberto Ubatuba.

LEIA TAMBÉM: Produtores rurais atingidos pela enchente irão receber auxílio; saiba como se cadastrar

Na área urbana, os lugares mais afetados são o bairros Higino Leitão, Rosário, Vila Nova e Jardim Boa Vista, bem como a Praça da Ponte. Já no interior, as localidades de Barragem, Várzea do Camargo e os balneários São Nicolau e Porto Ferreira são os pontos mais atingidos. Nessa segunda, a Defesa Civil municipal encaminhou ao governo do Estado a solicitação de reconhecimento da situação de emergência decretada na sexta-feira. Além disso, a secretaria de Assistência Social está trabalhando para que o Piratini estenda os benefícios de auxílio financeiro às vítimas das inundações na Cidade Histórica, a exemplo do que ocorre no Vale do Taquari.

Publicidade

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o prefeito Rogério Monteiro elencou algumas ações preventivas realizadas pelo Município para tentar mitigar os efeitos das chuvas. Ele salientou o grande volume de trabalho que virá pela frente. “Nós temos mais de 2 mil quilômetros de estradas de chão e sabemos que elas sofreram muitas avarias, mas peço paciência aos moradores do interior.”

LEIA TAMBÉM: Região em alerta com a volta da chuva; veja a previsão e a situação atual

Monteiro reconheceu a necessidade de vias em boas condições para o deslocamento, mas afirmou que não é possível fazer intervenções com tempo instável. O gestor observou que as infraestruturas podem ser recuperadas em algum momento futuro, mas agora o foco é retirar pessoas das áreas de risco e salvar vidas. “Quero aqui deixar um agradecimento às nossas equipes, que estão atuando 24 horas por dia, bem como ao Corpo de Bombeiros e à Brigada Militar. O nosso objetivo é acolher e não deixar ninguém sem atendimento.” Até a noite dessa segunda, 219 pessoas haviam sido retiradas das residências.

Publicidade

Além das doações de móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos e produtos de higiene e limpeza, a Prefeitura de Rio Pardo lançou uma campanha para arrecadar fundos que serão destinados às vítimas das enchentes. Interessados podem fazer a doação por meio da chave Pix CNPJ 14.821.867/0001-12, cujo destinatário é o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS Doações).

Atenção à previsão do tempo em Rio Pardo

Ao longo dos últimos dois dias, o Rio Jacuí baixou somente 18 centímetros nas medições feitas na jusante da Barragem do Anel de Dom Marco. Na noite dessa segunda, o nível era de 18,06 metros – 11,06 acima do normal. “Estamos rezando e torcendo para que as precipitações não sejam tão volumosas como na semana passada”, disse Monteiro. Ele reforçou que todas as ações possíveis já foram tomadas e agora resta aguardar e monitorar eventuais problemas.

Colaboraram Leandro Porto e Aline Silva

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.