Geral

Nível do Guaíba volta a subir e inunda ruas de Porto Alegre

O nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre, voltou a superar a cota de inundação (3,6 metros) na madrugada desta segunda-feira, 3, conforme medição realizada na Usina do Gasômetro, na região central da cidade. Da meia-noite às 7 horas da manhã, a água subiu cerca de 46 centímetros, atingindo pico de 3,86 metros. Desde então, a inundação baixou alguns centímetros, mas continua atingindo as ruas da capital gaúcha.

No sábado, 1º, o nível ficou abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês de enchentes no Rio Grande do Sul. Às 11 horas daquele dia, a medição marcou 3,52 metros.

LEIA TAMBÉM: Guaíba é rio ou lago? Especialistas explicam polêmica

Publicidade

De acordo com a agência meteorológica MetSul, a cheia registrada nesta segunda-feira está relacionada ao vento forte no norte da Lagoa dos Patos, que dificulta o escoamento do Guaíba. A vazão mais lenta e o represamento das águas têm como consequência a elevação do nível em Porto Alegre.

Durante a manhã, quem esteve na região do Cais Mauá, no centro histórico, encontrou a água batendo na altura da canela. Já na zona sul, o vento forte levou à formação de ondas na orla do lago, que foi novamente inundada.

No início da tarde, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação, a cidade tinha 17 vias completamente bloqueadas pela enchente.

Publicidade

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.