Categories: Política

“Ninguém veta porque gosta”, diz Telmo sobre propostas barradas

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst (PP), saiu em defesa dos vetos assinados por ele contra projetos de lei aprovados na Câmara. A declaração foi feita nessa sexta-feira, após o governo ser acusado de barrar propostas de vereadores de oposição por razões políticas.

As críticas foram feitas por adversários de Telmo nas últimas semanas. Desde janeiro, o prefeito vetou dez projetos oriundos da Câmara, número bem superior à média de anos anteriores. A maioria das matérias barradas partiu da oposição. Na última segunda-feira, o vereador Elstor Desbessell (PTB) anunciou que os oposicionistas vão passar a se dirigir a Telmo como “Senhor Veto”, ao invés de “Senhor Prefeito”.

Entre os projetos vetados estão o que aumentaria a multa para quem comete maus tratos contra animais, os que tornariam obrigatória a divulgação na internet da lista de espera por procedimentos no SUS e da lista de espera por vagas nas escolas municipais de educação infantil, e o que autorizaria a venda e consumo de cerveja em arenas esportivas.

Publicidade

Questionado sobre o assunto pela Rádio Gazeta, Telmo negou haver cunho político em seus vetos – todos “plenamente justificados”, segundo ele – e alegou que as propostas as quais foram alvo do canetaço estavam em desacordo com a lei. “Tem o ‘Senhor Veto’ e o ‘Senhor Inconstitucional’, que patrocina esses projetos. Fui professor de Direito e deputado constituinte, não vou aprovar nenhuma lei que contenha vício de iniciativa ou que crie despesas para o Município”, disparou.

Telmo também acusou os vereadores de desconhecimento em relação aos limites legais de suas atribuições e chegou a chamar isso de “ridículo”. “Acho muito feio para um vereador não conhecer o processo legislativo”, criticou. O prefeito afirmou que os projetos recusados “ferem frontalmente a Constituição” e vetá-los é sua obrigação como prefeito. “Sou obrigado a vetar matéria ilegal. Ninguém veta porque gosta”, argumentou.

Telmo ainda sugeriu que os vereadores apresentam projetos sabidamente irregulares para constranger o governo. “Quando um vereador faz isso, está impondo ao prefeito o veto. E só posso entender que faz isso tentando tirar vantagem política.”

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.