Apesar de ter uma semana inteira pela frente para definir o time do Grêmio, o técnico Renato Portaluppi teve a garantia de que poderá ter dois reforços de peso para a partida contra o Sampaio Corrêa na sexta-feira, 30, às 19 horas, no Estádio Castelão, em São Luis: Nicolas e Kannemann. Recuperados de lesões musculares na panturrilha, a dupla participou normalmente do trabalho com bola ocorrido na manhã desta quinta-feira, 22, no CT Luiz Carvalho. Ambos ainda não foram usados desde a troca no comando da equipe. A última partida do lateral foi na despedida de Roger Machado, contra o Criciúma. Já o zagueiro não atua desde junho.
O atacante Ferreira, que ainda cura uma lesão muscular na coxa esquerda, continuou de fora. A atividade desta quinta, porém, não deu indícios da escalação que será usada até porque não contou com os atletas que foram titulares diante do Sport, na última terça-feira, 20. Seis deles chegaram a correr ao redor do gramado: Bruno Alves, Diogo Barbosa, Thiago Santos, Lucas Leiva, Bitello e Biel. Outros quatro permaneceram o tempo todo na academia, realizando trabalhos regenerativos: Geromel, Edilson, Guilherme e Diego Souza.
Além disso, 10 jogadores do elenco profissional foram cedidos para reforçar o time de transição que, nesta tarde, às 15 horas, estreiam na Copa FGF, contra o 12 Horas, em Eldorado do Sul. São eles: Adriel, Léo Gomes, Natã, Gustavo Martins, Thiago Rosa, Fernando Henrique, Gabriel Silva, Pedro Lucas, Jhonata Robert e Emerson. O Tricolor volta a treinar na manhã desta sexta-feira, 23.
Publicidade
Lucas Leiva concedeu entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, após a atividade no CT Luiz Carvalho. Depois de marcar seu primeiro gol desde que retornou ao Grêmio, o volante disse que se sente bem com a nova função no time, falou da sua relação com Renato e se mostrou confiante para conquistar o acesso à Série A com antecedência. Na última terça, a vitória por 3 a 0 diante do Sport contou com gol do camisa 15. Leiva vinha sofrendo algumas críticas por conta das atuações anteriores, como segundo volante. Mais adiantado a pedido de Renato, como um meia, fez sua melhor partida desde o retorno e marcou o segundo gol do time.
“Me senti bem, obviamente é algo novo, mas com experiência e estilo de jogo que (o Renato) propõe, me ajuda a chegar mais perto da área na construção das jogadas. É uma posição que requer ritmo, mas tive a sensação que tive mais perto do gol e isso me ajudou bastante”, disse. Lucas explicou como foi o papo com Renato atuar na função e elogiou o treinador, que segundo ele mudou o ambiente do Grêmio desde sua chegada. “A chegada dele muda o ambiente, não só interno como externo. Ele é aberto, participativo, me deixa à vontade, tem sido muito boa essa relação, estamos nos conhecendo, mas é muito boa. Sobre a função, ele me deixou bem à vontade, falou “não quero que jogue de atacante, mas pode ajudar estando mais perto do gol ou da área”. Foi o que me pediu”, relatou.
As ausências de Bruno Alves, Edílson, Diogo Barbosa e Lucas Leiva por suspensão abrem a disputa por oportunidades entre os titulares. Na lateral-direita, as opções são Rodrigo Ferreira, Léo Gomes e Thomas Luciano. Para a posição de meio-campo, em um posto mais avançado, a briga fica entre Pedro Lucas, Gabriel Silva e Jhonata Robert. Para a lateral-esquerda, Nicolas retorna após se recuperar de lesão e Thiago Rosa ficará como opção no banco. Mesma situação da defesa, já que Kannemann também estará disponível para a partida. Natã e Gustavo Martins serão os reservas.
Publicidade
Enquanto isso, Bitello transformou-se em vice-artilheiro da equipe. São oito gols e duas assistências na temporada. A comemoração é à la Stephen Curry, do Golden State Warriors, quatro vezes campeão da NBA, é o o gesto batizado de “night, night”. Sob orientações do técnico, o volante formou o setor com Thiago Santos e Lucas Leiva, este mais adiantado. Bitello se posicionou ao lado de Thiago Santos mais pelo lado esquerdo. O acréscimo de qualidade que o garoto de 22 anos deu ao time foi notório. Além de ser o vice-artilheiro do Grêmio com seis gols na Série B, é o segundo jogador do Grêmio que mais desarma na competição, com 89 desarmes, atrás apenas de Villasanti. Entre todos os clubes, é o quinto melhor ladrão de bola.
O técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, não gostou da logística preparada pelo clube para o jogo contra o Sampaio Corrêa, em 30 de setembro, às 19h, em São Luís-MA. Após o jogo, o Tricolor retornará no meio da madrugada, em voo comercial com conexão de duas horas em Campinas e previsão de chegada apenas para às 9h30min da manhã de sábado (1), três dias antes do jogo contra o CSA.
Para prevenir o elenco do desgaste físico, o treinador orientou que os pendurados Edílson, Diogo Barbosa, Bruno Alves e Lucas Leiva forçassem o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Sport, na terça-feira, 20, e “limpassem a ficha”, escapando da viagem longa a São Luís. Além disso, outros titulares devem ser poupados para a rodada seguinte, contra o CSA.
Publicidade
“A logística já estava pronta, e eu não gostei, mas não tem como mudar. Vamos ficar 10 dias sem jogar, mas na terça temos um jogo decisivo em casa. Pensei em queimar os cartões, limpar esses jogadores pendurados, porque temos uma viagem longa, a logística nada boa, e logo em seguida o CSA. De repente levo o grupo, pela logística canso ou perco um jogador importante para a volta e daqui a pouco estou com meio time e cansado”, destacou Renato.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.