O ciclone bomba continua a causar uma forte tempestade de inverno nos Estados Unidos, com nevascas, chuvas, inundações e muito frio. A tempestade de inverno histórica que atinge o país já deixou 49 mortos desde quinta-feira, 22, de acordo com a AFP e a CNN. A nevasca e os ventos polares atingem de forma mais severa a cidade de Buffalo, no Estado de Nova York, onde morreram 28 das vítimas.
Em Buffalo, onde cortes de energia duraram horas, corpos foram encontrados dentro de veículos e sob pilhas de neve, enquanto equipes de emergência continuam procurando por pessoas que precisem de resgate. A cidade já acumula 2,4 metros de neve, e a falta de eletricidade ameaça as condições de sobrevivência.
LEIA TAMBÉM: Polícia investiga envolvimento de ao menos seis pessoas em tentativa de atentado
Publicidade
Buffalo, cidade a 600 quilômetros de Nova York, é uma das mais atingidas. Corpos foram encontrados em veículos e sob pilhas de neve. A grande quantidade de neve dificulta a ação dos serviços de emergência. “É como ir para uma zona de guerra”, afirmou Hochul, nascida em Buffalo, acrescentando que a situação continua perigosa e que há risco de novas mortes em decorrência do frio extremo. “Estamos diante de um evento que será comentado durante várias gerações. Esta é claramente a nevasca do século.”
O presidente americano, Joe Biden, escreveu no Twitter que falou com a governadora de Nova York por telefone. “Meu coração está com aqueles que perderam entes queridos neste fim de semana de feriado. Vocês estão em minhas orações e nas de Jill (a primeira-dama)”, afirmou.
Mais tarde, o governo decretou estado de emergência na região, permitindo alocar recursos federais de auxílio. O aeroporto internacional de Buffalo, onde quase 1,30 metro de neve se acumulou, permanecerá fechado até pelo menos esta terça-feira, 27, e uma proibição para dirigir permanece em vigor em todo o condado de Erie, onde a cidade está localizada.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Lei prevê acordo pré-processual entre MP e acusada de injúria racial
“A menos que sejam socorristas, não dirijam”, disse Mark Poloncarz, da administração regional de Erie. De acordo com ele, há relatos de pessoas que sofreram paradas cardíacas devido ao esforço físico sob temperatura ainda muito baixa ao tentar limpar a neve acumulada em frente às suas casas.
Segundo ele, o número de óbitos no condado deve superar o de uma tempestade de 1977, também na cidade de Buffalo, quando 28 pessoas morreram. Hochul, que tinha 18 anos na época, disse nesta segunda que ninguém pensou que um fenômeno semelhante àquele seria visto novamente.
Publicidade
No condado de Niágara, um homem de 27 anos morreu intoxicado depois de a neve bloquear a exaustão do sistema de aquecimento de sua casa, prendendo o monóxido de carbono no imóvel. Equipes de emergência têm tido dificuldade para se locomover na neve, e muitos caminhões, ambulâncias e outros veículos de emergência também precisaram ser resgatados depois de ficarem presos, disseram autoridades locais.
Centenas de soldados da Guarda Nacional ajudaram socorristas locais e a polícia estadual nesta segunda-feira a resgatar pessoas presas em casas e carros e a entregar alimentos e suprimentos básicos. O jornal The New York Times reportou que moradores precisaram caminhar por quase 50 minutos para encontrar mercados que abriram as portas depois de dias fechados
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.