ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Neutralidade contemporânea

Engana-se quem pensa que sobriedade e contemporaneidade não podem estar presentes em um mesmo projeto arquitetônico. Quem comprova que isso não só é possível, como ainda promove a criação de ambientes requintados, é a arquiteta Daniela Barranco Omairi. Em um projeto desenvolvido para o apartamento de um jovem casal, no Ecoville em Curitiba, Daniela demonstrou que o resultado desta combinação de fatores pode ser surpreendente.

Publicidade

O imóvel de 180 m² de área privativa foi reformado entre os meses de agosto de 2014 e março de 2015 para melhor se adaptar aos desejos do casal, com dois filhos pequenos. Tendo isso em vista, todo o mobiliário feito sob medida pela Moss Para Casa conta com linhas retas que condizem com a sobriedade desejada e com acabamentos que permitiram o uso sem restrições por parte das crianças. Para quebrar a seriedade e trazer um toque infantil aos quartos, a arquiteta se utilizou da cor azul para as bancadas e móveis suspensos, imprimindo mais vida aos ambientes. A tonalidade também está presente no revestimento Portobello nos banheiros das crianças, criando integração entre os espaços.

Publicidade

Já na suíte do casal a paleta de cores foi mais neutra, contando com tons de cinza não só nos móveis feitos sob medida, mas também nas colchas e cortinas. A utilização de um grande espelho retangular sobre a cabeceira da cama trouxe um toque contemporâneo e a sensação de amplitude. A neutralidade também é conceito-chave do banheiro da suíte, que conta com uma bancada em mármore Travertino e duas pias para a maior comodidade do casal. Comodidade, aliás, que também conta com um televisor em frente à banheira, um verdadeiro spa particular.

Publicidade

Publicidade

O escritório é um ambiente que serve como refúgio. Em uma cartela de cores básicas, que contrastam com o piso em tom amadeirado, as linhas retas dos móveis dão um toque clean, assim como as gravuras, que personalizam o ambiente.

Integração é outro elemento implícito no projeto, especialmente na sala de jantar e living. Com as cores branco, areia e preto em dominância, o destaque fica por conta da parede em mármore Nero Marquina, com lareira e televisão integrada. Outro diferencial do espaço é o mobiliário da loja Simmetria, como o longo sofá e mesa de centro rústica, proporcionando toque de aconchego. Além disso, a grande mesa branca dá ênfase à sala de jantar, com base conceitual que brinca com traços retos.

Publicidade

Publicidade

Ainda conexa a estes ambientes fica a varanda, que foi transformada em um espaço gourmet, ideal para confraternizações. Fugindo um pouco das cores neutras através da bancada em madeira de demolição desenvolvida pela Boulle e das poltronas sofisticadas da Kraft, o local torna-se mais moderno. Para criar um maior contraste Daniela apostou no piso Linestone Vermont Anticato e em objetos de decoração em cores fortes como o vermelho.

Publicidade

Publicidade

Os detalhes pontuais do projeto ficam por conta das texturas de tecidos da Decormade e papéis de parede da Orlean Revestimentos de Paredes e Tecidos, levando riqueza aos espaços. A iluminação também desempenha um papel fundamental na ambientação – fica ainda mais explicito no escritório e nos quartos, proporcionando também toques de criatividade e personalidade.

Daniela explica que “a tecnologia foi outro fator que influenciou muito este projeto, não só pelo fato de contar com televisores integrados em todos os ambientes, mas também por ser totalmente automatizado, pelos sistemas da Performance”. O resultado é o casamento entre requinte, conforto e personalidade.

Publicidade

Da Prime Comunicação.

Publicidade

© 2021 Gazeta